CCJ é favorável a modificações do Código Tributário Municipal de João Pessoa

PUBLICIDADE

Na reunião desta quarta-eira (1º), o colegiado foi favorável a quatro Projetos de Lei Ordinária (PLO) e dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL)

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi favorável ao Projeto de Lei Complementar PLC 32/2023, de autoria do Executivo Municipal que modifica o Código Tributário Municipal. Na reunião desta quarta-feira (1º), o colegiado também acatou quatro Projetos de Lei Ordinárias (PLO) e dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL). Outros dois PLOs foram rejeitados e um outro foi retirado de pauta.

De acordo com o presidente da CCJ, vereador Thiago Lucena (PRTB), as modificações ao Código Tributário Municipal vão promover o aprimoramento ou, até mesmo, necessidades no âmbito normativo, a fim de tornar mais eficiente a Administração Tributária do Município de João Pessoa.

“Dentre as várias alterações, substituições e inclusões, é possível destacar algumas. Uma relacionada à diminuição da burocracia na aplicação do ITBI, prestadoras de serviços e na cobrança do ISS. A inclusão de regra permanente no sentido de autorizar o Poder Executivo a conceder um desconto adicional de 5% no IPTU e na TCR de imóveis que estejam com todos os seus débitos quitados, conforme apurado em 31 de dezembro do ano anterior ao do lançamento. A restrição para a cobrança da Taxa de Fiscalização para Localização e Funcionamento de Atividades, apenas, para os casos relativos aos dados de endereço ou das atividades cadastradas. E a extinção da isenção de IPTU para imóveis que deixaram de ser templos religiosos e/ou estão locados para outra finalidade”, explicou.

Outra matéria do Executivo Municipal que teve parecer favorável foi o PLO 1297/2023 que estabelece critérios para a escolha dos Diretores Pedagógicos e Diretores Administrativos das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, institui a gestão democrática da educação, a consulta pública à comunidade escolar, associada a critérios técnicos para a seleção.

Os PLOs de autoria dos vereadores que foram acatados pelo colegiado foram os seguintes: o 1266/2022, de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), concedendo às mães de crianças prematuras e mulheres doadoras regulares de leite materno isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos dos órgãos da administração direta e indireta; o 1273/2022 , de Milanez Neto (PV) denominando uma das praças da cidade como Comerciante Damião Cavalcante da Silva e o 1281/2022 de Mikika Leitão (MDB) que institui o Programa de Divulgação de Vagas Escolares para o Público da Educação Especial, considerando esse público crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento (autistas e espectros autistas).

Ainda foram acatados dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) de autoria de Dinho (Avante): o 109/2023 concedendo o Título de Cidadão Pessoense ao sócio proprietário da Lance Milionários Antônio Amâncio do Nascimento, mais conhecido como Antônio Mandarri, pelos relevantes serviços prestados a João Pessoa, gerando emprego e renda e contribuindo para o crescimento econômico 112/2023 que concede o Título de Cidadão Pessoense ao delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024