A Paraíba o tempo todo  |

CCJ é favorável à obrigatoriedade de oferta gratuita de água potável por academias e centro esportivos

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) acatou um Projeto de Lei Ordinária (PLO) obrigando os centros esportivos privados e academias a fornecer aos seus clientes e usuários bebedouros de água potável.

Na reunião desta segunda-feira (27), o colegiado apreciou 10 PLOs, dentre os quais, cinco receberam pareceres favoráveis, três foram retirados de pauta e dois receberam parecer desfavorável. Ainda recebeu parecer favorável um Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

O PLO, de Milanez Neto (PV), aprovado, obriga os centros esportivos privados e academias do município de João Pessoa a fornecer aos seus clientes e usuários bebedouros de água potável, ressalta que se entende como centros esportivos privados as arenas de futebol, vôlei, tênis, beach tenis, futevôlei, croosfit, dentre outros esportes, situadas no município de João Pessoa e que cobram mensalidades/diárias para utilização. Ainda fica determinada que aos infratores da norma seja aplicada multa no valor de R$ 1.000,00 e, na reincidência, em dobro. Também fica estipulado o prazo de 30 dias, após a publicação da Lei, para os estabelecimentos referidos se adequarem. O Executivo regulará as normas e procedimentos para aplicação da nova norma.

O relator da matéria, vereador Tarcísio Jardim (PP), que também é proprietário de academia, destacou que deve está intrínseca essa obrigação. “Já me deparei com academias que não forneciam água, se o aluno não levasse a garrafa cheia de casa, ele não teria acesso à água na academia. Você vai para um local onde vai praticar atividades físicas. Você vai transpirar, vai se desgastar e não tem como repor água. Via sair da academia, pegar seu carro para ir a um local comprar água ou vai beber água da torneira. Sei que gera uma despesa para a iniciativa privada, mas o proprietário não pode se eximir desta obrigação. Não tem como não fornecer água e banheiro para quem está praticando uma atividade física. Se você está fazendo seu organismo funcionar, você transpira através do suor e faz a purificação do sangue e da urina. Não tem como você desatrelar uma coisa da outra”, defendeu.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe