A Paraíba o tempo todo  |

Celso Amorim vai ao Senado explicar acordo nuclear com o Irã

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, irá ao Senado nesta terça-feira (01/06) para falar aos parlamentares sobre o acordo de enriquecimento de urânio assinado por Brasil, Turquia e Irã no dia 17 de maio. O acordo prevê o enriquecimento fora do Irã, mas não foi bem recebido pelos Estados Unidos. A audiência acontecerá na Comissão de Relações Exteriores.

A audiência no Senado acontece depois que o próprio Amorim se colocou à disposição para falar. A comissão aproveitou a disposição e marcou uma data para debater o tema.

O acordo entre Brasil, Turquia e Irã não agradou os Estados Unidos, que seguem trabalhando para que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) imponha sanções econômicas ao país persa.

A polêmica cresceu depois que veio a público uma carta que teria sido escrita pelo presidente norte-americano Barack Obama. A carta, que tinha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como destinatário, foi enviada duas semanas antes do acordo ser assinado em Teerã e continha como exigência basicamente o mesmo teor do tratado firmado entre Irã, Brasil e Turquia.

O governo dos Estados Unidos nega que a carta fosse uma “instrução” sobre o Irã. Após a divulgação da carta, a secretária de estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou a classificar como “muito sérias” as divergências entre Brasil e Estados Unidos na questão iraniana.

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe