O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, irá ao Senado nesta terça-feira (01/06) para falar aos parlamentares sobre o acordo de enriquecimento de urânio assinado por Brasil, Turquia e Irã no dia 17 de maio. O acordo prevê o enriquecimento fora do Irã, mas não foi bem recebido pelos Estados Unidos. A audiência acontecerá na Comissão de Relações Exteriores.
A audiência no Senado acontece depois que o próprio Amorim se colocou à disposição para falar. A comissão aproveitou a disposição e marcou uma data para debater o tema.
O acordo entre Brasil, Turquia e Irã não agradou os Estados Unidos, que seguem trabalhando para que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) imponha sanções econômicas ao país persa.
A polêmica cresceu depois que veio a público uma carta que teria sido escrita pelo presidente norte-americano Barack Obama. A carta, que tinha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como destinatário, foi enviada duas semanas antes do acordo ser assinado em Teerã e continha como exigência basicamente o mesmo teor do tratado firmado entre Irã, Brasil e Turquia.
O governo dos Estados Unidos nega que a carta fosse uma “instrução” sobre o Irã. Após a divulgação da carta, a secretária de estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou a classificar como “muito sérias” as divergências entre Brasil e Estados Unidos na questão iraniana.
G1
Finalmente chegou o aguardado dia do anúncio das indicações ao Oscar 2025. Com expectativa sobre “Ainda…
Na noite dessa quarta-feira (22), uma viatura da Polícia Militar colidiu com o muro de…
Nessa quarta-feira (22), a senadora Daniella Ribeiro declarou em entrevista à Rede Mais Rádios, que…
Um homem morreu, na noite de ontem (22), após atear fogo na própria casa no…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, sancionou a Lei Complementar N.º 213, de…
A Caixa Econômica Federal paga hoje, quinta-feira (23/01) a parcela de janeiro do novo Bolsa…