A Paraíba o tempo todo  |

Cespe é investigada por fraude em concurso; PMJP contratou empresa

Empresa contratada pela PMJP para realizar concurso da CGM é investigada por fraudes

Empresa é investigada por fraude em concursos públicos 

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) é investigado na Operação Panoptes, deflagrada nesta manhã (21/06), por policiais civis da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), para apurar esquema de fraudes em concursos públicos. A empresa é a mesma que foi anunciada pela prefeitura de João Pessoa como responsável para realização do concurso público para a Controladoria Geral do Município, que vai ofertar 20 vagas.

 

Com autorização judicial da Vara Criminal de Águas Claras, os policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão no órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília.

A suspeita é de irregularidades em concursos promovidos pelo Cespe pelo menos a partir de 2013, com a participação de funcionários.

 

A Deco cumpre 4 mandados de prisão dos supostos cabeças do esquema, 16 de condução coercitiva e 12 de busca e apreensão. Entre os alvos, estão Hélio Ortiz e o filho, Bruno Ortiz, envolvidos em várias denúncias de fraudes em concursos, desde 2005 quando foi deflagrada a Operação Galileu.

 

Por volta das 10h, três carros da Polícia Civil deixaram o Cespe e três viaturas permaneceram no local. Pouco depois, representantes do Ministério Público Federal chegaram ao prédio, que fica no campus da UnB

 

Na época, o Cespe também foi investigado por fraude em concursos. Os policiais civis procuram no órgão evidências das fraudes. Veja a chegada dos investigadores à instituição:

 

Em nota, a instituição informou que “está acompanhando a investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), fornecendo todo o apoio necessário à investigação e é o maior interessado em esclarecer os fatos”. Atualmente chamada de Cebraspe, a entidade é uma organização social criada em 2013 para absorver as atividades do Cespe-UnB, que havia crescido demais para ser um centro da universidade.

 

Mitologia

Panoptes, o nome da operação, é uma referência ao monstro gigante da mitologia grega que tinha cem olhos. “A ideia é que seriam necessários cem olhos para conseguir enxergar e fiscalizar todos esses concursos que estão sendo fraudados porque são muitos”, explica o delegado-adjunto da Deco, Adriano Valente.

 

A instituição

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidenta Dilma Rousseff. Em 17 de março de 2014, a Instituição começou a funcionar como uma nova OS no País, após a assinatura do Contrato de Gestão firmado em conjunto com as instituições intervenientes: o Ministério da Educação, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

 

Concurso em João Pessoa

 

A Controladoria Geral do Municipal de João Pessoa (CGM) e a Secretaria Municipal de Adminstração ( Sead) divulgaram que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/Unb, será a empresa responsável pela organização do concurso público para o órgão, cujo edital deve ser lançado ainda no mês de agosto deste ano.

O certame da CGM terá 20 vagas, sendo 10 para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno, nas quais poderão concorrer pessoas com graduação em qualquer área, e 10 para Técnico Municipal de Controle Interno, que exige conclusão do Ensino Médio.

Para o Controlador do Município, Severino Queiroz, “trata-se da concretização de um compromisso do prefeito Luciano Cartaxo com a população de João Pessoa, criando a carreira de Auditoria Municipal de Controle Interno e realizando o concurso público destinado ao provimento dos respectivos cargos, o que propiciará avanço nas ações de controle interno, transparência pública, ouvidoria e combate à corrupção”.

Conforme o cronograma estabelecido pela CGM, as provas do concurso público devem ser aplicadas até dezembro.
 



Redação com Correio Braziliene.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe