Categorias: Política

Cespe é investigada por fraude em concurso; PMJP contratou empresa

PUBLICIDADE

Empresa é investigada por fraude em concursos públicos 

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) é investigado na Operação Panoptes, deflagrada nesta manhã (21/06), por policiais civis da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), para apurar esquema de fraudes em concursos públicos. A empresa é a mesma que foi anunciada pela prefeitura de João Pessoa como responsável para realização do concurso público para a Controladoria Geral do Município, que vai ofertar 20 vagas.

 

Com autorização judicial da Vara Criminal de Águas Claras, os policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão no órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília.

A suspeita é de irregularidades em concursos promovidos pelo Cespe pelo menos a partir de 2013, com a participação de funcionários.

 

A Deco cumpre 4 mandados de prisão dos supostos cabeças do esquema, 16 de condução coercitiva e 12 de busca e apreensão. Entre os alvos, estão Hélio Ortiz e o filho, Bruno Ortiz, envolvidos em várias denúncias de fraudes em concursos, desde 2005 quando foi deflagrada a Operação Galileu.

 

Por volta das 10h, três carros da Polícia Civil deixaram o Cespe e três viaturas permaneceram no local. Pouco depois, representantes do Ministério Público Federal chegaram ao prédio, que fica no campus da UnB

 

Na época, o Cespe também foi investigado por fraude em concursos. Os policiais civis procuram no órgão evidências das fraudes. Veja a chegada dos investigadores à instituição:

 

Em nota, a instituição informou que “está acompanhando a investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), fornecendo todo o apoio necessário à investigação e é o maior interessado em esclarecer os fatos”. Atualmente chamada de Cebraspe, a entidade é uma organização social criada em 2013 para absorver as atividades do Cespe-UnB, que havia crescido demais para ser um centro da universidade.

 

Mitologia

Panoptes, o nome da operação, é uma referência ao monstro gigante da mitologia grega que tinha cem olhos. “A ideia é que seriam necessários cem olhos para conseguir enxergar e fiscalizar todos esses concursos que estão sendo fraudados porque são muitos”, explica o delegado-adjunto da Deco, Adriano Valente.

 

A instituição

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidenta Dilma Rousseff. Em 17 de março de 2014, a Instituição começou a funcionar como uma nova OS no País, após a assinatura do Contrato de Gestão firmado em conjunto com as instituições intervenientes: o Ministério da Educação, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

 

Concurso em João Pessoa

 

A Controladoria Geral do Municipal de João Pessoa (CGM) e a Secretaria Municipal de Adminstração ( Sead) divulgaram que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/Unb, será a empresa responsável pela organização do concurso público para o órgão, cujo edital deve ser lançado ainda no mês de agosto deste ano.

O certame da CGM terá 20 vagas, sendo 10 para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno, nas quais poderão concorrer pessoas com graduação em qualquer área, e 10 para Técnico Municipal de Controle Interno, que exige conclusão do Ensino Médio.

Para o Controlador do Município, Severino Queiroz, “trata-se da concretização de um compromisso do prefeito Luciano Cartaxo com a população de João Pessoa, criando a carreira de Auditoria Municipal de Controle Interno e realizando o concurso público destinado ao provimento dos respectivos cargos, o que propiciará avanço nas ações de controle interno, transparência pública, ouvidoria e combate à corrupção”.

Conforme o cronograma estabelecido pela CGM, as provas do concurso público devem ser aplicadas até dezembro.
 



Redação com Correio Braziliene.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás, em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo,…

30 de outubro de 2024

Na COP 16, Marina Silva defende fundo para remunerar povos tradicionais

Ao participar da COP 16, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina…

30 de outubro de 2024

Adversários de Hugo Motta à presidência da Câmara avaliam apoio de Arthur Lira ao paraibano e fazem desafio

A pouco mais de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara,…

30 de outubro de 2024

Troca de tiros termina com três baleados no bairro Mandacaru, em JP

A assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que…

30 de outubro de 2024

Operação da Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra suspeitos de homicídios e tráfico na Grande JP

Uma grande operação da Polícia Civil foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (30), com foco…

30 de outubro de 2024

Pastor suspeito de estuprar adolescentes morre após passar mal em presídio em JP

A diretoria do presídio Silvio Porto, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa, confirmou ontem…

30 de outubro de 2024