Categorias: Política

Chapa puro-sangue: Diogo Cunha Lima será vice de Romero

PUBLICIDADE

A primeira pergunta que faço é a seguinte: o campinense terá coragem de derrotar o filho do senador Cássio Cunha Lima? A segunda é: Cássio vai tirar de Romero Rodrigues a chance de disputar a prefeitura de Campina? Ora, Romero é hoje o candidato com maior potencial de crescimento e menor rejeição. Sendo assim, uma chapa com Romero prefeito e Diogo vice, faz dos candidatos de Veneziano meros figurantes nas eleições de 2012.

Não preciso lembrar que a eleição campinense tende a ser de Oposição. Veneziano faz cumprir a velha máxima de que todo segundo mandato é ruim. Com uma avaliação de governo péssima, o cabeludo de Campina tenta, mas não consegue emplacar um candidato com densidade eleitoral. Prova disso é que hoje a melhor alternativa para Veneziano é a deputada Daniella Ribeiro, até poucas semanas atrás opositora ferrenha ao prefeito.

Veneziano centralizou tanto a administração de Campina que não conseguiu criar um sucessor (ou sucessora). Característica comum a governos personalistas, de fazer inveja ao camarada Joseph Stalin. Tal prática é bem parecida com a do governador Ricardo Coutinho, famoso por centralizar as ações politicas em torno de si.

A verdade é que, com todo o poder municipal, Veneziano não conseguiu criar nenhum sucessor. Apela hoje pela a neófita Tatiana Medeiros. Desprezando antigos companheiros políticos como o deputado Alexandre Almeida e o vice-prefeito Zé Luiz, Veneziano mostra que não difere muito de Maranhão em sua prática política. Ou seja: para aliados antigos, nada. Para os novos, tudo!

Voltando ao assunto central, sabemos que Diogo Cunha Lima desponta nas pesquisas, mas apenas por ser o filho do homem (Cássio). Sem postura política própria, Diogo se torna uma candidatura facilmente destrutível pelo marketing político, pois não terá a mesma consistência e experiência de Romero Rodrigues, ex-secretário, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Campina, ex-deputado estadual e agora deputado federal. Mas como candidato a vice-prefeito, Diogo torna-se o trunfo que a Oposição precisava. Pois para o campinense, Diogo passa a representar a figura do próprio Cássio Cunha Lima na eleição.

2012 bate na porta.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024