Categorias: Política

Chefes dos três Poderes assinam Pacto nesta segunda

PUBLICIDADE

Os presidentes dos três Poderes da federação se reúnem nesta segunda-feira (13), às 11h30, no Palácio do Buriti, em Brasília, para a assinatura do II Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo.

Em dezembro de 2004, após a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, foi celebrado o Pacto de Estado por um Judiciário mais rápido e republicano, firmado pelos chefes dos três Poderes. Desde então, e com a criação da Secretaria de Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça, a prioridade para o Poder Executivo foi colaborar, articular e sistematizar propostas de aperfeiçoamento normativo e de acesso à Justiça. Nesse sentido, o pacto permitiu a colaboração efetiva dos três Poderes na realização de indispensáveis reformas processuais e atualização de normas legais.

A efetividade das medidas adotadas indica que tais compromissos devem ser reafirmados e ampliados para fortalecer a proteção aos direitos humanos, a efetividade da prestação jurisdicional, o acesso universal à Justiça e também o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e das instituições do Sistema de Justiça.

Por isso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representante máximo do Poder Executivo brasileiro; os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, senador José Sarney e deputado federal Michel Temer, respectivamente, pelo Poder Legislativo; e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, representante do Poder Judiciário, firmam nesta segunda-feira (13) o II Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo, que possui os seguintes objetivos:

I – acesso universal à Justiça, especialmente dos mais necessitados;

II – aprimoramento da prestação jurisdicional, mormente pela efetividade do princípio constitucional da razoável duração do processo e pela prevenção de conflitos;

III – aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições de Estado para uma maior efetividade do sistema penal no combate à violência e criminalidade, por meio de políticas de segurança pública combinadas com ações sociais e proteção à dignidade da pessoa humana.

Com a assinatura do pacto, os chefes de cada Poder se comprometem a zelar pelo cumprimento de seu teor, assim como a dar publicidade das ações relativas a ele.

STF

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trauma/JP registra redução de 50% nos atendimentos durante o feriado de Natal em Relação a 2023

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em…

26 de dezembro de 2024

Feriado de Natal tem alto índice de vítimas de acidentes de moto em CG, aponta boletim do Trauma

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade do Governo da Paraíba…

26 de dezembro de 2024

Termina hoje prazo para concurso do Insa na PB; salários chegam a R$ 14 mil

Terminam nesta quinta-feira (26), as inscrições para o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), órgão ligado…

26 de dezembro de 2024

Calendário do Bolsa Família em 2025 está disponível

Os cerca de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família já podem conferir a data…

26 de dezembro de 2024

Veneziano viabiliza junto à Codevasf equipamentos para a Prefeitura e três instituições de caridade de CG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) viabilizou sete kits de…

26 de dezembro de 2024

João Azevêdo encaminha para ALPB projeto para estimular comércio intermunicipal de produtos de origem animal

O governador João Azevêdo encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba o projeto de Lei que…

26 de dezembro de 2024