Categorias: Política

Chuvas agravam a erosão da barreira do Cabo Branco e turistas e comerciantes reclamam da situação de abandono

PUBLICIDADE

A erosão continua desgastando a barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. Se não bastasse a força do mar, as últimas chuvas que caíram na capital aumentaram os problemas da falésia. O local não dá mais segurança a pedestres, turistas e comerciantes. O que se vê são constantes reclamações. “Absurdo, as providências só ficam no papel. Estamos a cada dia perdendo clientes. O turista tem nos abandonado. O que vemos é a interdição de trechos e o mar levando cada vez mais esta tradicional barreira. Estamos pedindo socorro”, desabafou o comerciante Edmilson Ferreira da Silva, que vende produtos artesanais próximo ao Farol do Cabo Branco.

Edmilson Ferreira fez questão de apresentar o perigo iminente que correm as pessoas ao se aproximarem da barreira. “Isto é muito perigoso. A chuva e o mar estão destruindo a barreira do Cabo Branco. Algo tem que ser feito urgente”, disse o comerciante, que continuou reclamando: “se tem recursos para investir em outras coisas, mas, na correção da barreira do Cabo Branco e em nosso turismo, pouco a prefeitura faz”. As reclamações não partem apenas de Edmilson.

 

O comerciante do ramo de coco, Abdias Alves de Lima até que sugeriu para solucionar o problema da erosão na barreira. “Um quebra-mar seria o viável. Os órgãos deveriam fazer um muro de concreto maciço com três metros de profundidade puxando em direção a barreira. Aí sim, o problema seria resolvido, mas, não sei por que não fazem isso. Não sou engenheiro, mas acredito que resolveria. O problema é que eles alegam não terem dinheiro”, afirmou.

 

O turista, por sua vez, parece não se preocupar muito com o problema da erosão, bem como com sua segurança física. Com frequência, eles são vistos no local e se aproximam da extremidade da barreira para fotografias, mesmo havendo placas sinalizadoras da Defesa Pública impedindo o acesso. “Não dá pra ir embora da Paraíba e não tirar uma fotografia nesta barreira. A visão é muito bonita. Dá pra ver praticamente toda a cidade”, afirmou Ângela Holmes Aguiar, natural de Curitiba, com familiares no bairro de Manaíra, em João Pessoa. “Sempre que venho a João Pessoa, procuro a Ponta do Seixas, pois, apesar de tanto descaso, ainda é um dos pontos mais bonitos da cidade”, acrescentou.

 

Versão da prefeitura – Na manhã de ontem, praticamente ninguém da Prefeitura Municipal de João Pessoa quis falar sobre o projeto de contenção da erosão na barreira do Cabo Branco, que dizem está em andamento, concluído por técnicos da Secretaria de Planejamento e sob a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura. Desde 5 de fevereiro deste ano, obras de drenagem estão sendo executadas nas imediações da Estação Ciência, onde “todos” alegam se tratar da “drenagem da barreira”. As obras, no entanto, têm o objetivo de corrigir falhas de drenagem na área continental da falésia, regulando o escoamento das águas que agravam o processo de erosão de um dos principais pontos turísticos da capital. “Apesar de ser secretário-adjunto de Planejamento, pouco falo sobre o assunto. Tudo está a cargo da secretária titular”, disse Fábio Sinval. A titular da pasta, secretária Daniella Bandeira de Miranda Pereira foi procurada, mas sua assessoria informou que a mesma não poderia atender, pois se encontrava em reunião.

 

Redação

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024