Categorias: Política

Cícero defende foco nos protocolos para agilizar a reabertura da economia

PUBLICIDADE

O ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), defendeu nesta quarta-feira (03) um novo paradigma no processo de retomada da economia em João Pessoa que ao invés de estabelecer prazos, estaria atrelado a apresentação, aprovação e execução de protocolos.

Para Cícero, ao invés de estabelecer que a cada 15 dias um setor seria reaberto, a ideia seria receber da classe empresarial e trabalhadores, através de seus órgãos de classe, propostas de funcionamento com que visem a segurança dos clientes e funcionários.

“O que o Poder Público precisa entender é que se um setor da economia já possui uma proposta de protocolo para impedir a infecção pela Covid-19, cabe a ele avaliar a segurança com critérios epidemiológicos rígidos e se considerar viável, autorizar imediatamente a reabertura”, refletiu.

“Há casos concretos como o da construção civil que já possui todo protocolo de segurança sanitária e tudo que precisa é ser ouvido para retomar as atividades”, argumentou.

Outro ponto defendido por Cícero é a necessidade de dialogar com os micro e pequenos empresários. “A retomada da economia deve começar justamente pelos pequenos comerciantes, já que estes são quem mais emprega e certamente absorvem a mão de obra local, trazendo vida de volta aos Bairros sem promover grandes deslocamentos”, explicou.

Cícero lembrou que 70% dos empregos estão em micro e pequenas empresas. “A força desse setor é inquestionável e pode injetar uma arrecadação decisiva para a cidade, o Estado e o País. Basta que tenhamos protocolos que limitem o número de clientes por metro quadrado, uso de EPIs, horários reduzidos. Isso é rápido”, reiterou. E completou: “Os ônibus, taxis e demais opções como aplicativos já possuem protocolos sendo utilizados na Europa e podemos adaptar a nossa realidade”, defendeu.

“Quanto as grandes empresas e indústrias, estas também têm condições de estabelecer critérios firmes e seguros para reabrir as portas”, falou.

Por fim o ex-prefeito reiterou que a reabertura deve ser debatida com todos. Afinal, nenhum setor da economia é 100% independe. “Imagine uma mãe ter que voltar a trabalhar e não ter escola ou creche aberta pra deixar os filhos”, disse. “Tenho experiência e sei o que estou falando. Nossa capital tem um potencial para voltar a crescer. Certamente, depois de tanta demanda reprimida viveremos um bum dos negócios, por esta razão precisamos pensar o que queremos pra já”, arrematou.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024