A proposta de alargamento da faixa de areia nas praias de João Pessoa, apresentado pelo prefeito da capital Cicero Lucena em outubro de 2021, voltou a ser trazido em debate pelo gestor ontem (06), num grupo de whatsApp, onde Lucena mostrou fotos comparativas de litorais de outros estados revelando o antes e depois do alargamento de suas faixas de praias.
Segundo Lucena, o objetivo, segundo ele, da proposta ainda em debate é de proteger a falésia do Cabo Branco e conter o avanço do mar sobre a Orla da Capital. Recentemente o prefeito falou ao sistema Correio que, na sua gestão anterior, de 1997 a 2004, já tinha pensado em fazer a obra, mas o projeto foi abandonado pelas administrações seguintes.
“Estou tentando resgatar. O mais importante é que existem novas tecnologias e avanços nessa área. Já mandei uma equipe para ver a engorda que está sendo feita em Balneário Camboriú-SC e na Praia de Iracema, em Fortaleza. O Brasil como um todo está trabalhando nessa área. Nós estamos, inclusive, trazendo o escritório que fez esse projeto em Camboriú para que já na próxima semana possa fazer levantamento e emitir opinião sobre a possibilidade de engorda para proteção da falésia, mas também para a orla de Manaíra”, dizia Cícero.
Visita a Santa Catarina – Em março de 2022, o prefeito visitou as obras em Balneário Camboriú (SC). Ele foi acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento, José William Montenegro, e o secretário executivo de Infraestrutura, Luciano da Nóbrega. O arquiteto responsável pela engorda de Balneário Camboriú, Sérgio Gollnick, recebeu a comitiva paraibana. “Nos mostraram os pontos que devem ganhar urbanização e detalhes técnicos de como tudo é feito. Isso vai nos permitir que possamos traçar o projeto de João Pessoa, que já está todo em estudo”, disse Cícero Lucena, após o encontro.
Veja as fotos comparativas postadas por Cicero num grupo de WhatsApp:
Da Redação