Na manhã desta quinta-feira (9), os secretários do Ministério da Cidadania, Robson Tuma e Quirino Cordeiro realizaram palestras no auditório da Associação Paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa. A presença dos representantes do governo federal se deu a convite do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) e contou com a participação do prefeito Cícero Lucena.
O gestor destacou o papel do governo municipal na prevenção ao consumo de drogas utilizando a educação como principal ferramenta neste sentido. “Me sinto parte desse projeto de cuidar, de fazer e realizar uma política onde possamos chamar a atenção de todos, de que esse problema não é só dos órgãos que são responsáveis pela repressão, mas da sociedade como um todo. Temos um esforço e um compromisso com a educação e esse compromisso fez aumentar o número de matrículas e temos um turno complementar para ocuparmos nossas crianças com o que é saudável, com a educação, oferecendo melhores oportunidades”, complementou.
Na ocasião, também foi realizada a leitura da ata de posse da nova presidência, conselheiros e suplentes do Comad para o biênio 2022-2023, com a entrega de certificados aos eleitos e empossados. A Presidente do Conselho, Inise Machado destacou a importância da gratidão e do trabalho que é realizado pelo conselho para a sugestão e realização de políticas públicas que previnam o uso de drogas na cidade. “Nessa breve caminhada já conseguimos muitos amigos que se importam com esse problema, ainda teremos uma longa jornada, mas principalmente queremos que todos se sintam acolhidos e abraçados”, frisou.
O Secretário Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Romeu Tuma destacou o papel da imprensa para informar a sociedade sobre as possibilidades que pessoas em dependência química têm para pedir ajuda e realizarem seu tratamento para saírem do vício. “Quem procura ajuda se mostra uma pessoa corajosa, tem a coragem de abrir a porta e mostrar para sua família e sociedade que quer mudar. Além disso, é importante as empresas darem a oportunidade para que essas pessoas sejam reintegradas à sociedade. Temos que ouvir quem precisa de oportunidade, que receba ajuda e consigam se recuperar”, reforçou.
Também fizeram parte da mesa o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, que realizou a palestra “Nova realidade das Comunidades Terapêuticas no Brasil”, o vereador Odon Bezerra e o Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Dorgival Vilar.
Comad – Órgão de deliberação coletiva, que estabelece diretrizes e prioridades para a política de prevenção ao uso de drogas, com campanhas e ações educativas, realiza pesquisas e estudos para subsidiar o município, promove cursos e aperfeiçoamento, institui o programa municipal sobre drogas, além do poder fiscalizador. No município está vinculado à Sedes.
Da Redação com Assessoria