Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan, na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Cícero Lucena (Progressistas), aproveitou para também reagir a crítica de alguns de seus opositores sobre sua gestão, especialmente no que diz respeito às áreas de transporte, saúde e meio ambiente. Ele cobrou responsabilidade, sobretudo, no que diz respeito a dados e números.
“Todos sabem que o preço de uma passagem é fruto de uma planilha de custos. O transporte é um problema histórico agravado pela Covid e também pela questão dos aplicativos. Quando assumi peguei uma frota quase parada por causa da Covid, coloquei para funcionar na sua demanda necessária e hoje a idade média dos ônibus, que era de 11 anos e 6 meses em janeiro de 2020, agora é de 6 anos e 3 meses. Em 2020, tínhamos uma das piores frotas das capitais do Nordeste. Com os novos ônibus, teremos a frota mais nova das capitais,” destacou Lucena.
Ele também ressaltou os avanços tecnológicos e ambientais na nova frota: “Os motores dos ônibus são os menos poluentes, todos têm elevador para cadeirantes. Os novos ônibus têm Wi-Fi e não saem do lugar se a porta estiver aberta. Estamos pensando no futuro para proporcionar mais segurança e conforto aos passageiros.”
Lucena integrou a questão ambiental às melhorias no transporte: “Com os novos ônibus menos poluentes, estamos contribuindo para um meio ambiente mais limpo. Nossa gestão está comprometida com a sustentabilidade e a modernização do transporte público.”
Preço da Passagem
Sobre a polêmica do preço das passagens, Lucena foi claro ao ressaltar a necessidade de compreensão e destacou a proposta da gestão: “Alguns opositores polemizam o preço da passagem, mas a proposta responsável é a que estamos fazendo na Frente Nacional dos Prefeitos para criar um pacto nacional tripartite para solucionar os custos da passagem. Sou a favor da gratuidade para idosos, cadeirantes e estudantes, mas tudo isso aumenta o preço da passagem, e quem paga é o trabalhador. Temos que discutir isso de forma responsável. Os municípios não suportam o subsídio sozinhos, por isso estamos elaborando um projeto de futuro com quatro corredores de transporte e cinco terminais de integração.”
Sobre a saúde, Lucena reafirmou seu compromisso com melhorias contínuas em todas as áreas da administração. Ele enfatizou que está trabalhando para resolver problemas históricos e oferecer serviços públicos de qualidade para todos os cidadãos de João Pessoa.
PB Agora