Cícero se reúne com representantes de agência espanhola e garante recursos para mobilidade urbana

PUBLICIDADE

O prefeito Cícero Lucena se reuniu, na manhã desta segunda-feira (14), com representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) para garantir recursos para projetos na área de mobilidade urbana e também para conclusão da revitalização do Rio Jaguaribe. O encontro aconteceu na cidade de Madri, Espanha. Dentre os projetos, estão a reestruturação do sistema de transporte público e melhoria da mobilidade e acessibilidade da área central de João Pessoa.

“Reunião muito boa com a Agência de Desenvolvimento, onde já entramos na fase da definição do repasse para o projeto executivo tanto dos corredores de mobilidade urbana, que iremos realizar em parceria com o Governo do Estado, como também da continuação das obras do Rio Jaguaribe. Os dois projetos foram escolhidos e aprovados pela Comunidade Europeia e vão repassar cerca de R$ 3,5 milhões. Valeu a pena interromper o descanso para continuar cuidando da cidade de João Pessoa”, afirmou Cícero Lucena.

Os projetos que serão executados contemplam quatro grandes corredores: Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro. Os dois primeiros serão realizados através de convênio com o Governo do Estado e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). As avenidas Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro são os projetos que serão desenvolvidos pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com a Aecid. Os quatro corredores vão contar com terminais de integração.

Os projetos de mobilidade urbana para a área central de João Pessoa incluem a melhoria e acessibilidade da região; circulação de anéis centrais para circulação de ônibus elétricos; circulação de anel perimetral para circulação de veículos de carga; criação de sistema cicloviário; e adequação de 20 vias com o conceito de ruas completas (vias com prioridades para pedestre e compartilhadas entre bicicletas e veículos com velocidade controlada).

Rio Jaguaribe

O projeto de revitalização do Rio Jaguaribe está sendo executado pela Prefeitura de João Pessoa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla até a Avenida Tito Silva. Com esse novo recurso, o projeto fará a revitalização até a área do bairro São José, abrangendo todo o rio e sua região.

“Além do recurso, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento garante todo apoio técnico e capacitação do corpo técnico da Prefeitura para execução dos trabalhos. Essa parceria com a Espanha garante também a troca de experiência com outras cidades da América Latina que estão executando projetos com a Aecid”, destacou o coordenador da Unidade Gestora do programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024

João Pessoa recebe neste sábado a 3ª edição da Ultramaratona Aquática de natação no mar

O mar da praia do Cabo Branco será o teste de força mental, resistência física…

29 de novembro de 2024

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

A esperança de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo…

29 de novembro de 2024

Auditoria do TCE-PB em 20 hospitais e maternidades públicas detecta deficiências na maioria dos equipamentos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou uma operação de auditoria que…

29 de novembro de 2024

Felipe Leitão confirma Tião Gomes como favorito para vaga no TCE, mas Jutay Meneses avisa que também disputa posição

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD), vice-presidente eleito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), disse,…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo da Paraíba

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024