Categorias: Política

Cícero teme mais atrasos na transposição

PUBLICIDADE

Durante pronunciamento realizado nesta quarta-feira (13), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), relatou visita feita pela Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Senado ao Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Ele manifestou temor de que o governo não consiga cumprir o prazo de bombear água pelos primeiros 100 quilômetros desse eixo até o final de 2014, como programado.

 

De acordo com o parlamentar – autor do pedido para a instalação da Comissão Especial –, serão necessários pelo menos seis meses de bombeamento de água para encher esses 100 quilômetros. Assim, para cumprir o prazo, seria necessário finalizar as obras da Estação Elevatória 1 ainda no final deste ano.

 

– Ou então, com certeza, a meta, que nos preocupa muito porque estão prometendo para um ano eleitoral, não será executada – afirmou o senador.

 

O representante da Paraíba no Senado Federal chamou a atenção para a necessidade de um planejamento correto em todas as fases, em especial para a fase de alimentação energética para teste e bombeamento. “Caso contrário a obra não irá, mais uma vez, cumprir o cronograma, e o que é pior, cumprir seus objetivos”, alertou.

 

A Estação de Bombeamento 3, em Salgueiro (PE), tem 45% de sua escavação concluída, informou o senador. Ele afirmou que vários trechos do canal foram saltados, “em função do mau gerenciamento e do mau planejamento na obra”, protestou.

 

A Estação de Bombeamento 2 já está com sua etapa de escavação praticamente concluída, disse Cícero Lucena. Já a Estação de Bombeamento 1 está em fase de concretagem e suas bombas devem ser instaladas em até seis meses, afirmou o senador.

 

A visita da Comissão, informou o parlamentar, começou na obra do Túnel de Cuncas 2, no município de São José de Piranhas (PB), cidade natal do senador. Segundo ele, a escavação já está com mais de quatro quilômetros, utilizando equipamentos de primeira geração que caminham 20 metros por dia. O túnel terá 16 km.

 

No dia seguinte, a Comissão visitou a Barragem de Jati, que terá a função de regularizar o fluxo de água para alimentar outras sete barragens à frente. O Eixo Norte, explicou Cícero Lucena, sai de Cabrobó (PE) e segue para os estados do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

O senador informou que a Comissão visitará o Eixo Leste da obra nos próximos dias 4 e 5 de abril. Segundo ele, o Eixo Leste irá, entre outras coisas, permitir a perenização do Rio Paraíba e tem prazo de conclusão estimado para 2015. O município de Monteiro (PB) faz parte da programação.

 

Com Agência Senado

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024