A Paraíba o tempo todo  |

Cida Ramos anuncia saída do processo de escolha do PT para PMJP por rejeitar imposições de Cartaxo

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (10) ao programa Arapuan Verdade, a deputada estadual Cida Ramos anunciou sua retirada do processo de escolha do candidato à Prefeitura de João Pessoa, citando imposições feitas pelo pré-candidato Luciano Cartaxo como motivo principal.

“Não posso mais aceitar diversas imposições. Aceitei muitas. Faço política desde os 14 anos. Minha história se confunde com a luta pela democracia neste país e também com a história do PT, onde a democracia deveria se constituir de todas as formas. Fiz todos os meus esforços, mas não sou candidata de mim mesma. Fui a mais votada no PT como deputada e não posso aceitar que, após não termos prévias, após a retirada do meu nome e várias imposições do outro candidato que retirou seu nome e agora volta sem querer se submeter a nenhuma discussão interna, ele não quis que o militante participasse de nada,” declarou Cida.

Cida Ramos criticou a forma como a escolha do instituto de pesquisa foi conduzida, apontando falta de imparcialidade no processo: “Decide-se por uma pesquisa, que ficou a cargo do diretório estadual. Chega-se hoje com a decisão de que será o instituto X porque o outro candidato não aceitou o instituto escolhido e hoje se chega com o instituto indicado pelo mesmo. Isso realmente atinge o limite da tolerância e de buscar uma unidade para fortalecer o partido.”

Quando questionada sobre a credibilidade da pesquisa, Cida expressou suas preocupações: “Eu queria um instituto que não fosse indicado por nenhum dos postulantes, mas sim um que estivesse além de qualquer suspeita. Se eu não acredito no instituto, não posso concordar com esse processo. Por isso, não tenho como participar dessa pesquisa.”

Apesar das críticas, Cida afirmou que está disposta a participar do processo de escolha, mas não aceita a forma como está sendo conduzido: “Estou disposta a participar, mas não aceito a forma, não aceito que esse instituto seja a opção. Portanto, como a direção já decidiu, estou fora do processo. Não pode ser esse o instituto, aí cabe à direção avaliar e tomar os encaminhamentos.”

A decisão de Cida Ramos deixa o processo de escolha para a candidatura à Prefeitura de João Pessoa. Ao que deixou transparecer, caso Cartaxo seja mesmo o escolhido, ela deverá se dedicar às campanhas no interior do estado, adotando neutralidade na Capital.

Cida também emitiu uma carta ao GTE do PT anunciando sua decisão.

LEIA

Aos membros do Grupo de Trabalho Eleitoral PT-DN:

Continuo a acreditar no projeto de defesa da democracia que o PT lidera no Brasil, hoje, e na democracia interna que transformou o PT numa referência de democracia partidária avessa ao poder de coronéis da política. Foram essas convicções e com o amplo apoio da militância do PT de João Pessoa que me levaram a lançar meu nome a disputa pela Prefeitura de João Pessoa.

Durante o percurso entre o lançamento de minha pré-candidatura e a escrita dessa carta, tenho orgulho de dizer que segui todas as regras e prazos partidários e aceitei todas as decisões provenientes das instâncias superiores do Partido dos Trabalhadores. Aceitei que as regras estabelecidas pelo Diretório Nacional que definem, sem subterfúgios, que a escolha das candidaturas à prefeitura seria feita com base em parâmetros que incluem um momento de necessária e imprescindível consulta aos filiados e dirigentes do partido, em todas as cidades e em João Pessoa, através de prévias, caso não haja acordos entre os pré-candidatos postulantes ao cargo de Prefeito. 

Porém, em nossa cidade, o outro postulante se negou a aceitar as regras consuetudinárias que transformaram, historicamente, o PT em exemplo de democracia partidária no Brasil. Desistiu das prévias e depois buscou, surpreendentemente, um sinuoso protocolo visando se transformar em candidato do partido, mesmo sem o apoio das instâncias locais e da maioria da militância do PT.

Ainda assim, fracassado o primeiro processo de escolha, aceitei a realização de um novo processo, qual seja, a abertura de um prazo excepcional para que ele se inscrevesse e novas prévias se realizassem. Novamente, o outro pré-candidato não aceitou disputar, como aconteceu em todo Brasil, a exemplo de Fortaleza.

Por fim, foi sugerido pelo Grupo de Trabalho Eleitoral a realização de uma pesquisa para verificar a situação de momento dos postulantes do PT. Ficou estabelecido que as direções estadual e municipal, mais as representações dos pré-candidatos, sugeririam institutos para a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. Mais uma vez, o outro pré-candidato desrespeitou as instâncias, não atendeu nem participou das reuniões preliminares de preparação da pesquisa. E, o que considero um insulto aos dirigentes do PT da Paraíba, só aceita a realização da pesquisa se a mesma for feita por um instituto indicado por ele.

Em razão desses acontecimentos, decidi depois de amplas consultas à lideranças petistas, não autorizar que meu nome seja aposto em qualquer pesquisa com a finalidade de aferir quem será o candidato a prefeito do PT em João Pessoa. Como sempre, reivindico que as resoluções e o estatuto do partido sejam respeitados. Volto a repetir: confio no projeto do PT, respeito suas instâncias e as deliberações, mas não aceito ser desrespeitada nem aceito que desrespeitem os dirigentes do PT da Paraíba e de João Pessoa. Não abro mão dos meus princípios, que coincidem com os princípios que fizeram do PT – repita-se – o mais importante e popular partido brasileiro.

João Pessoa, 10 de junho de 2024

 Deputada Cida Ramos – PT

PB Agora

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe