Categorias: Política

Cientista politico analisa o inicio dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba, da Câmara dos Deputados e do Senado

PUBLICIDADE

O início dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), da Câmara dos Deputados e do Senado, foi analisado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cientista político, Lúcio Flávio, que analisou as composições das três Casas.

 

De acordo com ele, com relação ao Senado, a Paraíba, pela primeira vez, elegeu uma mulher. Esse fato já é, por si só, relevante. A senadora Daniela Ribeiro (Progressista), que já fora deputada estadual, é de uma família de larga tradição política. Seu pai foi prefeito de Campina Grande, sua mãe foi prefeita de Pilar e seu irmão foi ministro das Cidades no governo Dilma, líder do governo Temer e é, atualmente, deputado federal. “Espera-se que a senadora paute temas específicos das mulheres, principalmente mais leis específicas sobre mercado de trabalho e combate à violência e à discriminação”, disse.

 

Na Câmara, temos o retorno do deputado federal Ruy Carneiro que, em mandato anterior, liderou a discussão de medidas de combate e prevenção do câncer. Pelo menos dois deputados federais estão em primeiro mandato e chamam a atenção por sua trajetória. O primeiro é o Frei Anastácio.

 

Com uma longa tradição na luta em defesa dos sem-terra e dos camponeses da Paraíba, o Frei promete continuar com essa bandeira de luta, agora atuando em dimensão nacional. O segundo deputado que chama a atenção é o estreante Julian Lemos. Ele nunca havia ocupado cargo eletivo. Foi um dos organizadores da campanha do presidente Jair Bolsonaro no Nordeste e consagrou- se nas urnas dentro da onda de renovação que o eleitorado exigiu. Por suas últimas declarações, promete fazer oposição cerrada contra o grupo político liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho e na Câmara lutar por mais saúde, educação e principalmente segurança para os brasileiros.

 

Na Assembleia Legislativa, o professor destacou o crescimento da bancada do PSB, partido do governador João Azevêdo. “Também vimos que a bancada oposicionista, reforçada por novos deputados como Eduardo Carneiro, o delegado Walber Virgulino, o Cabo Gilberto e Moacir Rodrigues fará uma ferrenha oposição, iniciando com o pedido de abertura de uma CPI para investigar o escândalo da Cruz Vermelha, que alcançou dimensão nacional.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024