Oito pessoas ficaram feridas neste sábado em cinco atentados com bomba contra locais eleitorais de partidos laicos em Bagdá, entre elas os escritórios de dois dirigentes sunitas acusados de ter pertencido ao partido Baath do ex-ditador Saddam Hussein, informou o ministério do Interior.
Uma bomba destruiu a sede da Frente do Diálogo Nacional de Saleh Al Mutlaq e fez três feridos. Outra explodiu contra a União Nacional Iraquiana de Nehru Abdel Karim, e feriu uma pessoa.
Saleh Al Mutlaq e Nehru Abdel Karim foram desqualificados por terem partido ao Baath, mas suas formações podem participar nas eleições.
A campanha oficial para as eleições legislativas de 7 de março no Iraque começou na sexta-feira num ambiente político agitado, marcado por um clima de caça a supostos partidários do proscrito partido Baath, traduzindo-se na eliminação de centenas de candidatos, entre eles um líder sunita do Parlamento.
Ativistas do partido afixaram cartazes por toda Bagdá, além daqueles que já estavam pendurados ilegalmente em diversos locais da capital nas últimas semanas.
Para o pleito, que acontece alguns meses antes da retirada em massa de tropas de combate americanas, estão sendo chamados às urnas 19 milhões de iraquianos, que deverão escolher –entre 6.100 candidatos– os 325 deputados do Parlamento para os próximos quatro anos.
Folha Online