Seis municípios da Paraíba terão apenas um candidato concorrendo à prefeitura nas eleições de 2024. As cidades que enfrentarão essa situação de candidatura única são Ouro Velho, São João do Tigre, Junco do Seridó, Poço Dantas, Santa Cruz e São José do Sabugi.
Em Ouro Velho, o único candidato que registrou sua candidatura dentro do prazo foi Dr. Júnior, do partido União Brasil. O prazo final para o registro foi em 15 de agosto.
Em São João do Tigre, a situação é similar, com Márcio Leite, do Republicanos, sendo o único concorrente ao cargo de prefeito.
No Sertão paraibano, o município de Santa Cruz também contará com apenas um candidato. O ex-prefeito Raimundo Antunes, que era pré-candidato pelo União Brasil, retirou sua candidatura alegando problemas de saúde, abrindo caminho para que Alberto de Braz, do PL, seja o único nome na disputa.
Junco do Seridó, também no Sertão, terá Dr. Saulo, do PSB, como único candidato após ele registrar sua candidatura para o pleito de 6 de outubro.
Na cidade de Poço Dantas, apenas a candidatura de Itamar Moreira (Republicanos), a prefeito, foi registrada. Ele terá como vice Claudineide Baltazar.
Em São José do Sabugi, o cenário se repete, com Emanuel Domiciano, do União Brasil, como a única opção para os eleitores na eleição majoritária.
Conforme estabelece o artigo 224 da Lei Eleitoral, em casos de eleições com candidatura única, se o número de votos nulos superar o total de votos no candidato, a eleição será considerada comprometida. Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá convocar novas eleições, que devem ocorrer entre 20 e 40 dias após a declaração de nulidade.