Os 175.484 eleitores dos municípios de Mamanguape, Capim, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Itapororoca terão a partir da próxima semana mais opções de locais para realizar o recadastramento do título eleitoral, com coleta de dados biométricos, junto à Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) firmou, no último sábado (27), termo de cooperação técnica com as Prefeituras e Câmaras Municipais dos cinco municípios para realização do recadastramento biométrico.
A solenidade de assinatura do termo ocorreu no Cartório Eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, em Mamanguape, ocasião em que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e os prefeitos e presidente de Câmaras Municipais de Mamanguape, Capim, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Itapororoca assinaram o documento, que garante a disponibilização de pessoal e espaço físico para melhor atender ao cidadão que ainda não atualizou o cadastro do título eleitoral com a coleta de dados biométricos.
Para o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o apoio dos órgãos públicos ao trabalho da Justiça Eleitoral é fundamental para conclusão do cadastramento dentro do prazo de março de 2014. "Vamos ter uma eleição mais segura e mais rápida e não há mais nenhuma possibilidade de um eleitor votar pelo outro porque o reconhecimento é pela digital. Para isso contamos com os órgãos públicos porque temos o equipamento, técnicos capacitados, mas falta espaço físico e pessoal para multiplicar o atendimento", comentou.
O prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro, que durante a solenidade falou em nome dos demais prefeitos municipais – que foi seguido pela presidente da Câmara de Itapororoca, vereadora Elisandra Maria Conceição, em nome dos demais presidentes – que a participação dos poderes públicos no projeto de biometria demonstra a preocupação também dos gestores públicos com a lisura no pleito eleitoral. “É um instrumento que leva celeridade e fortalece a democracia, desta forma fortalecendo a vontade popular que é legítima em cada pleito eleitoral”, afirmou.
O maior número de eleitores estão concentrados no município de Mamanguape (31.773 eleitores), seguido por Itapororoca (12.638), Mataraca (6.437), Cuité de Mamanguape (6.170) e Capim (4.466).
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, disse que haverá postos de atendimento nas cinco cidades: em Capim, de 06 de maio a 19 de julho; em Itapororoca, de 06 de maio a 22 de novembro; em Cuité de Mamanguape, de 23 de julho a 1º de novembro; em Mataraca, de 05 de novembro a 21 de março de 2014; e em Mamanguape, o atendimento permanecerá durante todo o período. “Serão atendidos aproximadamente 90 eleitores por dia, com três guichês em cada município”, disse.
Documentos necessários – o recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar o: título de eleitor, se houver; um documento oficial (certidão de nascimento, de casamento, carteira de identidade, de trabalho, previdência social); comprovante de residência (original); e para os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez, apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.
Assessoria