Os 175.484 eleitores dos municípios de Mamanguape, Capim, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Itapororoca terão a partir da próxima semana mais opções de locais para realizar o recadastramento do título eleitoral, com coleta de dados biométricos, junto à Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) firmou, no último sábado (27), termo de cooperação técnica com as Prefeituras e Câmaras Municipais dos cinco municípios para realização do recadastramento biométrico.
A solenidade de assinatura do termo ocorreu no Cartório Eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, em Mamanguape, ocasião em que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e os prefeitos e presidente de Câmaras Municipais de Mamanguape, Capim, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Itapororoca assinaram o documento, que garante a disponibilização de pessoal e espaço físico para melhor atender ao cidadão que ainda não atualizou o cadastro do título eleitoral com a coleta de dados biométricos.
Para o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o apoio dos órgãos públicos ao trabalho da Justiça Eleitoral é fundamental para conclusão do cadastramento dentro do prazo de março de 2014. "Vamos ter uma eleição mais segura e mais rápida e não há mais nenhuma possibilidade de um eleitor votar pelo outro porque o reconhecimento é pela digital. Para isso contamos com os órgãos públicos porque temos o equipamento, técnicos capacitados, mas falta espaço físico e pessoal para multiplicar o atendimento", comentou.
O prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro, que durante a solenidade falou em nome dos demais prefeitos municipais – que foi seguido pela presidente da Câmara de Itapororoca, vereadora Elisandra Maria Conceição, em nome dos demais presidentes – que a participação dos poderes públicos no projeto de biometria demonstra a preocupação também dos gestores públicos com a lisura no pleito eleitoral. “É um instrumento que leva celeridade e fortalece a democracia, desta forma fortalecendo a vontade popular que é legítima em cada pleito eleitoral”, afirmou.
O maior número de eleitores estão concentrados no município de Mamanguape (31.773 eleitores), seguido por Itapororoca (12.638), Mataraca (6.437), Cuité de Mamanguape (6.170) e Capim (4.466).
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, disse que haverá postos de atendimento nas cinco cidades: em Capim, de 06 de maio a 19 de julho; em Itapororoca, de 06 de maio a 22 de novembro; em Cuité de Mamanguape, de 23 de julho a 1º de novembro; em Mataraca, de 05 de novembro a 21 de março de 2014; e em Mamanguape, o atendimento permanecerá durante todo o período. “Serão atendidos aproximadamente 90 eleitores por dia, com três guichês em cada município”, disse.
Documentos necessários – o recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar o: título de eleitor, se houver; um documento oficial (certidão de nascimento, de casamento, carteira de identidade, de trabalho, previdência social); comprovante de residência (original); e para os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez, apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.
Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…