CMCG: vereadores peitam Romero, antecipam eleições da Mesa e devem eleger Pimentel
Apesar da orientação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) ao presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador-Nelson Gomes Filho (PRP), para segurar o processo de escolha da nova mesa diretora do Legislativo, para o biênio 2015/2016, 14 vereadores assinaram recentemente requerimento em prol da antecipação da eleição na próxima quarta-feira (26). O que de fato deve ocorrer e eleger o vereador Pimentel Filho do (PROS) como novo presidente.
Diante de um cenário aparentemente desfavorável em decorrência do rompimento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) com o governador Ricardo Coutinho (PSB), o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), pediu ao presidente da casa, vereador-Nelson Gomes Filho (PRP), para segurar o processo de escolha da nova mesa diretora do Legislativo, para o biênio 2015/2016.
A informação foi confirmada pelo próprio vereador Nelson Gomes. Mesmo tendo maioria na Casa, a base de Romero ficou fragilizada com o rompimento. A líder do governo Ivonete Ludgério (PSB), e o vice-presidente da Casa Murilo Gaudino (PSB), garantiram que continuam na base do governo, mas votam em Ricardo Coutinho. O vereador Inácio Falcão (PTdoB), também já declarou apoio à reeleição de RC. Essas decisões poderiam se refletir negativamente para Romero no processo de escolha da Mesa Diretora da Casa de Félix Araújo.
Mas vendo como irrevogável esse processo o prefeito Romero reuniu ontem (24) os vereadores e teve que acatar a decisão da maioria que deve eleger o o vereador Pimentel Filho do (PROS) como novo presidente da CMCG.
Dos 23 vereadores 14 assinaram o requerimento em prol da antecipação da eleição. Como os vereadores que querem a antecipação representam mais de 60% dos membros da casa a proposta deve ser levada a votação em plenário e tem grandes chances de ser aprovada.
Nelson já antecipou que não pretende disputar a reeleição de presidente. “Nem se fosse um pedido do prefeito eu aceitarei disputar novamente a presidência”, disse. Recentemente vários vereadores de Campina Grande manifestaram o interesse em antecipar as eleições para aMesa Diretora com vistas ao biênio 2015-2016.
O atual Regimento Interno do Parlamento campinense prevê o pleito para dezembro deste ano, mas os parlamentares querem mudar o calendário para este semestre. O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Nelson Gomes (PRP), revelou que não é contra a antecipação da eleição da mesa diretora da Casa.
“Para mim, isso não tem nenhum ponto negativo, até porque eu mesmo antecipei uma eleição”, declarou o presidente.
O vereador Lula Cabral (PRB) explicou que a preocupação é evitar que a próxima eleição da Mesa seja influenciada pelo resultado do pleito de outubro de 2014, quando vários vereadores vão concorrer à reeleição.
Também integram o grupo que defende a antecipação da eleição os vereadores Marinaldo Cardoso (PRB), Saulo Noronha (DEM), Alexandre do Sindicato (Pros), Vaninho Aragão (DEM) e Murilo Galdino (PSB), entre outros.
PBAgora
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a sentença que…
Os corpos de um casal foram encontrados em um local próximo à barragem de Acauã,…
O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…
No final da manhã deste domingo (22), a Polícia Federal capturou em João Pessoa o…
A atualização cadastral do Auxílio Moradia, da Prefeitura de João Pessoa, acontece até o próximo…