Categorias: Política

CMJP diz que vai recorrer de decisão que barrou aumento de salários

PUBLICIDADE

Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) afirma que vai recorrer da decisão que suspendeu o aumento salarial dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. O reajuste foi aprovado pela Casa na semana passada, mas foi suspendo após decisão judicial.

Para a CMJP, o aumento concedido foi legal e só pode ser dado ao final de cada legislatura. Segundo a nota, “caso não seja feito agora, vai gerar um lapso de mais 4 anos sem qualquer revisão”. Segundo o texto, o parlamento municipal da Capital está sem qualquer correção em seus vencimentos desde 2012.

A Casa Napoleão Laureano alega que o texto aprovado em plenário não concede aumento, mas sim corrige “as perdas inflacionárias do período em que não houve reajuste”.

DECISÂO

A juíza Tereza Cristina de Lyra Pereira Veloso suspendeu o reajuste salarial para prefeito, vice, vereadores e secretários do município de João Pessoa, na Paraíba. A decisão atendeu a uma ação popular movida pelo advogado Rogério Cunha Estevam, a qual o Ministério Público deu parecer favorável.

Com base na Lei Complementar nº 173/2020, que trata do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), em seu Art. 8º, impede que estados e municípios concedam reajustes salariais e/ou criem cargos durante o período de calamidade pública.

O PREFEITO

O prefeito eleito Cícero Lucena (PP) afirmou, ainda na emana passada, que não iria receber o aumento aprovado pelos vereadores e nem conceder aos seus auxiliares.

Veja nota da CMJP na íntegra:

De acordo com o comunicado, a Câmara entendeu que e que por conta disso irá defender o que foi aprovado entre os vereadores. Ainda frisou que o reajuste  “Caso  No caso dos parlamentares municipais, eles estão “, conforme informado.

Ainda segundo a Câmara Municipal da Capital, “o projeto aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa não dá aumento aos salários dos vereadores,  mas tão somente corrige 

Nesse domingo (20), A suspensão acontece em caráter de urgência e suspende a lei aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa. 

Comunicado

A Câmara Municipal de João Pessoa foi notificada somente na manhã desta segunda-feira, 21, sobre a decisão judicial a respeito da revisão dos subsídios de vereadores, prefeito e vice-prefeito.

O poder legislativo municipal vai defender o projeto aprovado entendendo que a revisão é legal. 

Ressalte-se que houve também aprovação de revisão dos salários dos servidores da Casa. 

Além disso, é preciso explicar que subsídios de vereadores, prefeito, vice só podem ser reajustados ao final de cada legislatura. Caso não seja feito agora, vai gerar um lapso de mais 4 anos sem qualquer revisão. No caso dos parlamentares municipais, eles estão sem qualquer correção em seus vencimentos desde 2012.

O projeto aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa não dá aumento aos salários dos vereadores,  mas tão somente corrige as perdas inflacionárias do período em que não houve reajuste. 

Da forma como foi aprovado o projeto, somente a partir de 2022 os vereadores passarão a receber 75% do salário de um deputado estadual, o que é previsto em lei. Mais uma vez fica claro que não se trata de aumento, mas de uma atualização de valores com plena previsão legal.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apostador de Campina Grande fatura R$ 520 mil ao acertar 15 dezenas na Lotofácil

Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…

25 de novembro de 2024

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024

O STF e a destruição da Lava Jato

Nesse domingo, o jornal The New York Times publicou um editorial sobre o desmonte da…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Orsi promete “convocar diálogo nacional” em discurso de vitória no Uruguai

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do…

25 de novembro de 2024

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024