A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

CMJP realiza eleição e reconduz hoje Durval à presidência

A Câmara Municipal de João Pessoa realiza hoje, às 10h30, eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016, com a recondução do vereador Durval Ferreira (PP), presidente da Casa, para o quinto mandato consecutivo.

 

A eleição será apenas homologatória, porque houve o registro de apenas uma chapa ao pleito, cujo prazo de inscrição encerrou-se na quarta-feira da semana passada, às 18h.

 

Pela composição da chapa inscrita, quase não haverá mudança da futura Mesa Diretora em relação à atual, eleita e empossada em 1º de janeiro deste ano, com alterações em apenas dois cargos. O de 3ª secretário, ocupado atualmente pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), que tem pretensões políticas para Assembleia Legislativa nas eleições de 2014 e não fez questão de se manter na composição e resolveu abrir espaço para o vereador Felipe Leitão (PP).

 

O outro é o de 2º secretário, ocupado pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que decidiu renunciar à candidatura na futura Mesa. O cargo ficará vago e será preenchido posteriormente, em uma eleição específica.

 

Composição da chapa única

 

A chapa para futura Mesa Diretora tem a seguinte composição: Durval Ferreira da Silva Filho (PP), Presidente; José Freire da Costa – Zezinho Botafogo (PSB), 1º Vice-Presidente; Felipe Matos Leitão (PP), 2º Vice-Presidente; Benilton Lúcio Lucena da Silva (PT), 1º secretário; e João Bosco dos Santos Filho – Bosquinho (DEM), 3º Secretário.

 

A antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara da Capital foi garantida por meio de Projeto de Resolução, que alterou o Regimento Interno da Casa, aprovado, semana passada, por 24 dos 27 vereadores. Na ocasião, apenas os vereadores Bira (PSB), Fernando Milanez (PMDB) e Durval Ferreira (PP) não subscreveram o projeto.

 

O vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), líder do Governo Municipal da Câmara Municipal de João Pessoa, não concorda com a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa de Napoleão Laureano. O parlamentar contestou as medidas tomadas na semana passada pelo vereador e afirmou que a antecipação desrespeitaria o Regimento Interno da Câmara.

 

Apesar da posição contrária do líder da bancada governista, vários vereadores – tanto da situação como da oposição, manifestaram apoio ao Projeto de Resolução que antecipa a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Eles destacaram, entre outras coisas, a soberania do Plenário para decidir a questão e elogiaram a forma como o atual presidente, Durval Ferreira, vem conduzido a administração do Legislativo Municipal.

 

Para o vereador Raoni Mendes (PDT), o Plenário da Câmara é soberano e, nesse caso, o desejo da maioria de apoiar a antecipação da eleição é inquestionável. O vereador Bruno Farias (PPS) afirma que a Casa cumpriu com todos os requisitos legais previstos no seu Regimento Interno.

 

 

Redação com Correio

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe