Categorias: Política

CMJP realiza eleição e reconduz hoje Durval à presidência

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de João Pessoa realiza hoje, às 10h30, eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016, com a recondução do vereador Durval Ferreira (PP), presidente da Casa, para o quinto mandato consecutivo.

 

A eleição será apenas homologatória, porque houve o registro de apenas uma chapa ao pleito, cujo prazo de inscrição encerrou-se na quarta-feira da semana passada, às 18h.

 

Pela composição da chapa inscrita, quase não haverá mudança da futura Mesa Diretora em relação à atual, eleita e empossada em 1º de janeiro deste ano, com alterações em apenas dois cargos. O de 3ª secretário, ocupado atualmente pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), que tem pretensões políticas para Assembleia Legislativa nas eleições de 2014 e não fez questão de se manter na composição e resolveu abrir espaço para o vereador Felipe Leitão (PP).

 

O outro é o de 2º secretário, ocupado pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que decidiu renunciar à candidatura na futura Mesa. O cargo ficará vago e será preenchido posteriormente, em uma eleição específica.

 

Composição da chapa única

 

A chapa para futura Mesa Diretora tem a seguinte composição: Durval Ferreira da Silva Filho (PP), Presidente; José Freire da Costa – Zezinho Botafogo (PSB), 1º Vice-Presidente; Felipe Matos Leitão (PP), 2º Vice-Presidente; Benilton Lúcio Lucena da Silva (PT), 1º secretário; e João Bosco dos Santos Filho – Bosquinho (DEM), 3º Secretário.

 

A antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara da Capital foi garantida por meio de Projeto de Resolução, que alterou o Regimento Interno da Casa, aprovado, semana passada, por 24 dos 27 vereadores. Na ocasião, apenas os vereadores Bira (PSB), Fernando Milanez (PMDB) e Durval Ferreira (PP) não subscreveram o projeto.

 

O vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), líder do Governo Municipal da Câmara Municipal de João Pessoa, não concorda com a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa de Napoleão Laureano. O parlamentar contestou as medidas tomadas na semana passada pelo vereador e afirmou que a antecipação desrespeitaria o Regimento Interno da Câmara.

 

Apesar da posição contrária do líder da bancada governista, vários vereadores – tanto da situação como da oposição, manifestaram apoio ao Projeto de Resolução que antecipa a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Eles destacaram, entre outras coisas, a soberania do Plenário para decidir a questão e elogiaram a forma como o atual presidente, Durval Ferreira, vem conduzido a administração do Legislativo Municipal.

 

Para o vereador Raoni Mendes (PDT), o Plenário da Câmara é soberano e, nesse caso, o desejo da maioria de apoiar a antecipação da eleição é inquestionável. O vereador Bruno Farias (PPS) afirma que a Casa cumpriu com todos os requisitos legais previstos no seu Regimento Interno.

 

 

Redação com Correio

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024