CNI/Ibope: 59% avaliam governo Dilma como ‘ótimo’ ou ‘bom’
Mais brasileiros avaliam que o governo da presidente Dilma Rousseff é “ótimo” ou “bom”. De acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, essa avaliação atingiu 59%, três pontos percentuais a mais do que a pesquisa anterior. Esse é o nível mais elevado desde o início do governo. Além disso, caíram as avaliações de que o governo Dilma é “regular”, passando de 34% para 32%. Ficou estável em 8% o percentual dos que classificam o governo como "ruim ou péssimo".
– Mudou a popularidade pessoal da presidente Dilma. Aparentemente, porque a população está gostando das medidas econômicas. São as notícias mais citadas pela população. Como a queda dos juros e de tributos – disse Renato da Fonseca, gerente executivo de pesquisas da CNI.
De acordo com a pesquisa, a aprovação pessoal da presidente manteve-se estável em 77%. Ainda segundo o Ibope, 18% dos eleitores desaprovam a maneira de Dilma de governar, e 5% não souberam responder a esse quesito. Na pesquisa anterior, o percentual de desaprovação era de 19%. A variação está dentro da margem de erro. A confiança na presidente ficou estável em 72%, mas está menor do que março do 2011, quando foi de 74%.
Por áreas, a pesquisa aponta que a política econômica do governo Dilma puxou o aumento da aprovação. Por outro lado, saúde e educação ajudaram a reduzir as avaliações positivas. A aprovação nas ações da área da saúde caiu de 34% para 31%, e na educação, a avaliação caiu de 49% para 44%. Já nas medidas econômicas, a aprovação da decisão em reduzir a taxa de juros subiu de 33% para 49%.
A avaliação dos entrevistados sobre a expectativa do restante do governo subiu, de 58% para 61%, mas está abaixo da primeira pesquisa, realizada em dezembro de 2010, que marcava 62%.
Por região do país, a aprovação de Dilma continua sendo maior no Nordeste, e menor no Sul. Além disso, a aprovação dela cresceu entre os setores da população com renda mais elevada.
Em comparação ao governo Lula, mais da metade da população (58%) acredita que o governo dos dois é igual, 24% acreditam que é pior – um patamar quer cresceu desde março de 2011, quando apenas 13% considerava o governo pior. Por fim, 16% consideram o atual governo melhor que o anterior.
Entre 16 e 19 de junho, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: O Globo
O Jardim Botânico Benjamim Maranhão e o Vale dos Dinossauros estarão funcionando normalmente nos próximos…
O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, se manifestou de forma contundente nas redes…
A ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, o homem que realizou um atentado com explosivos na…
Na noite desta quarta-feira, 13, o deputado estadual Tião Gomes (PSB) assumiu a presidência da…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma nota no X, ex-Twitter, sobre a explosão de…
Na noite desta quarta-feira (13), dois homens armados assaltaram seguranças do campus São Bento da…