Categorias: Política

Começa mobilização para a XIV Marcha em Brasília

PUBLICIDADE

Em muitos Estados, começaram as mobilizações das entidades estaduais para a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro acontece de 10 a 12 de maio e vai reunir milhares de gestores municipais em Brasília para discussões sobre os desafios da administração nos Municípios. Este ano, o tema do encontro é Brasil: uma Federação incompleta.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o assunto foi escolhido porque existem questões federativas que ainda aguardam urgente regulamentação. “O modelo federativo atual sacrifica demasiadamente os Municípios com a constante transferência de atribuições sem o respectivo repasse dos recursos para custeá-las”, destaca.

Os Municípios do Mato Grosso do Sul, por exemplo, garantem grande participação. O presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomassul), Jocelito Krug, pretende trazer 80% dos prefeitos do Estado à capital federal. “Estamos enviando mensagens por correio e celular aos gestores. É com a Marcha que conseguimos repercutir assuntos importantes com o governo federal”, destaca.

Krug afirma que a principal reivindicação dos Municípios sul-mato-grossense será a regulamentação da Emenda Constitucional 29. Segundo ele, o tema também será pauta das reuniões de bancada no Congresso, agendadas para 11 de maio, às 18h. “A maioria dos Municípios do Mato Grosso do Sul gasta, em média, 20% do Orçamento em Saúde. É preciso regulamentar a Emenda 29”, frisa.

Será a primeira Marcha em que Krug participa na condição de presidente da Assomassul, mas ele já esteve presente em todas as outras e confia na credibilidade do encontro promovido pela CNM. “Os problemas acontecem nos Municípios e é preciso discuti-los a nível nacional”, diz.

Programação

Além da Emenda 29, a XIV Marcha será pautada por outros assuntos muito importantes ao municipalismo. Um deles, por exemplo, é o pedido por uma distribuição mais justa dos Royalties da exploração da camada Pré-Sal. Os prefeitos, cada vez mais preocupados com os Cortes no Orçamento da União, devem discutir o impacto da medida nos Municípios.

Aos gestores interessados em assuntos específicos, Educação, Saúde, Jurídico, Finanças municipais, Contabilidade Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano integram a lista de painéis temáticos. A CNM também irá apresentar propostas para o aperfeiçoamento do pacto federativo brasileiro.

CNM

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024

Procurador eleitoral recomenda manutenção da prisão preventiva de Raíssa Lacerda; julgamento ocorre nesta segunda-feira

O procurador regional eleitoral Victor Veggi emitiu parecer favorável à manutenção da prisão preventiva da…

22 de setembro de 2024

PB Agora/Datavox divulga nesta 2ª pesquisa para a prefeitura de Gurinhém e trará termômetro a menos de 15 dias do pleito

A menos de 15 dias para a eleição que acontece no próximo dia 06 de…

22 de setembro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero Lucena contra Ruy Carneiro por propaganda ofensiva na TV

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Adilson Fabrício Filho, acatou representação do…

22 de setembro de 2024

Sine-PB oferece mais de 700 vagas de emprego em oito municípios paraibanos a partir desta 2ª

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta 793 vagas para quem está procurando…

22 de setembro de 2024

Aposta de JP acerta quina na Mega-Sena e leva quase R$ 50 mil; 23 apostas da PB acertaram a quadra

Uma aposta realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, acertou cinco das seis dezenas sorteadas…

22 de setembro de 2024