A Paraíba o tempo todo  |

Comerciantes e consumidores dos mercados públicos de JP enfrentam o descaso

Os mercados públicos do Bairro dos Estados, Jaguaribe e Oitizeiro, todos em João Pessoa, pedem “socorro”. Alguns deles, com mais de 40 anos de existência, nunca passaram por uma grande reforma, o que é reconhecido pela própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável por estes logradouros.

 

Em dias de feira livre, em cada um deles, frequentam em torno de 50 mil pessoas. Os locais geram empregos e rendas para centenas de ambulantes, comerciantes e empresários. O descaso com esses mercados ultrapassa fronteiras.

""

Esgotos a céu aberto, entulhos, lixos, boxes quebrados e falta de lugar adequado para a conservação de carnes, são alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores que procuram estes mercados públicos, sem contar com o péssimo estado de algumas barracas de madeira que servem para a colocação dos produtos a serem comercializados.

 

“Se nos dias de feira a falta de higiene é visível, imagina a quantidade de lixo e outros detritos na segunda-feira, quando chegamos aqui para trabalhar. São toneladas que retiramos, um mau cheiro horrível. Não sei como a população convive com tanta falta de higiene!”, disse um agente de limpeza da feira de Oitizeiro, responsável pelas informações e que pediu para não ter o nome revelado para não sofrer represálias por parte do Executivo Municipal.

 

O mercado recebe um grande público aos domingos. O mercado de Oitizeiro é um dos mais antigos da capital. Os comerciantes reclamam da falta de atenção por parte dos órgãos públicos, principalmente em relação a infraestrutura. “Merecemos mais respeito. Aqui nunca tivemos melhorias neste mercado. Os banheiros, por exemplo, há anos carecem de reformas, mas não podemos fazer nada, não depende da gente”, disse a comerciante Cristina da Cruz Passos, residente na cidade de Conde e que semanalmente está no mercado comercializando frutas.

 

As condições inadequadas de trabalho dos comerciantes não se resumem apenas no mercado público de Oitizeiro. Em Jaguaribe, na tradicional feira do bairro, que ocorre sempre às quartas-feiras, alguns comerciantes sequer possuem barracas para vender seus produtos. Põem as mercadorias no chão sob plásticos ou lonas. “Há mais de 12 anos que não se faz reformas aqui, pelo que tenho conhecimento. O mercado existe há cerca de 40 anos e abriga aproximadamente 400 comerciantes, com horários que variam das 6h às 22h”, afirmou Maria Eunice Araújo, administradora do mercado público.

 

No mercado público do Bairro dos Estados, a situação também não é diferente. Comerciantes e consumidores reclamam a falta de atenção da gestão municipal em relação a melhoramentos, principalmente na estrutura do mercado. Aos sábados, o local recebe um grande número de consumidores, que convivem, entre outros problemas, a falta de higiene.

 

O que diz a PMJP – Os mercados públicos da capital estão sob a coordenação e supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-JP), que tem a frente o secretário João da Silva Furtado. O titular da pasta não foi localizado para falar sobre as providências a serem tomadas nesses estabelecimentos, no entanto, sua Assessoria de Comunicação, por meio da jornalista Andrezza Carla, disse que ainda no primeiro semestre de 2018, será aberto o processo de licitação para a execução das reformas dos mercados públicos do Bairro dos Estados, Oitizeira e Jaguaribe.

 

 

                                    

Redação com Jornal A União

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe