Comissão da CMJP acata entrada franca de acompanhante de pessoas com deficiência em locais destinados à diversão

PUBLICIDADE

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CCDHDC), na reunião desta segunda-feira (9), foi favorável à entrada franca de acompanhante de pessoas com deficiência em locais destinados à diversão, esporte, artes e cultura. O Colegiado também acatou a Política Municipal de Conscientização sobre a Proteção Infantil.

O PLO 1560/2023, de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), acatado, dispõe sobre a entrada franca de acompanhante de pessoas com deficiência em locais destinados à diversão, espetáculos teatrais, musicais e circenses, exibições cinematográficas, atrações ou eventos esportivos e artísticos em geral na cidade de João Pessoa. O objetivo é assegurar a gratuidade de acesso em eventos que ocorram no Município para o acompanhante da pessoa com deficiência, que por vezes, precisa de um apoio para se locomover e estar em determinado ambiente de modo mais seguro e confortável.

De acordo com o documento, será destinada uma ocupação máxima de 5% da capacidade total de público de cada evento, sessão, espetáculo, apresentação cultural, artística ou musical, a ser preenchida por acompanhantes de pessoas com deficiência que poderão usufruir da gratuidade de entrada. Caso esse quantitativo seja superado, os acompanhantes serão beneficiados com a meia-entrada. O estabelecimento que descumprir a norma poderá receber multa equivalente a 200 Ufir/JP (Unidade Fiscal de Referência do Município de João Pessoa) e, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. Já a comprovação da condição de deficiente que garante esses benefícios poderá ser aferida através da apresentação de cartão/carteira emitida por órgão competente a identificação da pessoa com deficiência, ou laudo médico atualizado que ateste a deficiência.

“Oportunizar que o acompanhante possa acessar de modo gratuito os eventos culturais e de lazer é uma política de respeito e inclusão à pessoa com deficiência, que, a partir de então, terá condições de se sentir mais resguardada. O lazer é um direito social e não pode ser segregado ou inviabilizado. Por isso, políticas públicas que garantam inclusão, dignidade e cultura, tanto quanto possíveis e aplicáveis, devem ser apoiadas e praticadas. Proporcionar inclusão, justiça social e mais dignidade para as pessoas com deficiência tem sido uma das nossas principais bandeiras de luta”, defendeu o propositor em sua justificativa.

O outro projeto que recebeu parecer favorável foi o PLO 1978/2024, de Zezinho Botafogo (PSB), que determina a implantação da Política Municipal de Conscientização sobre a Proteção Infantil, com o objetivo de sensibilizar a população acerca dos direitos e cuidados fundamentais das crianças, sendo promovida por meio de ações de conscientização, campanhas educativas, eventos e programas que visem informar a população sobre a importância da proteção infantil.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Leo Bezerra recebe executivos da TIM, que anunciam cobertura de internet 5G em todos os bairros de João Pessoa

Todos os 65 bairros de João Pessoa agora terão cobertura de internet 5G da TIM.…

9 de dezembro de 2024

Mais de 100 cidades da Paraíba teriam assinado nota de repúdio contra cantor por “piada” contra Coxixola

O prefeito de Coxixola, Nelsinho Honorato, acusou o cantor Ramon Costa, da banda Cavaleiros do…

9 de dezembro de 2024

Deputado da Paraíba defende resgate de projeto para incluir Ramal da Transnordestina ligando Cabedelo ao Ceará

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) defendeu, nesta segunda-feira (09), o resgate do projeto que…

9 de dezembro de 2024

Paraiba sediará reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação em 2025

A Paraíba será sede da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação…

9 de dezembro de 2024

Republicanos da Paraíba promove na próxima sexta-feira Encontro Estadual do Mulheres Republicanas 2024

O Republicanos e a Secretaria das Mulheres Republicanas da Paraíba, Danielle Rodrigues, promovem no dia…

9 de dezembro de 2024

Prefeito eleito de cidade do Vale do Piancó é cassado pela Justiça Eleitoral antes mesmo da posse; VEJA SENTENÇA

O prefeito eleito de Pedra Branca, Allison Victo Bastos de Sousa, mais conhecido como Bastinho,…

9 de dezembro de 2024