Comissão de Orçamento da ALPB aprova relatório da LDO 2025

PUBLICIDADE

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (12), o relatório do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2.056/2024, de autoria do Governo da Paraíba. A reunião contou com a presença dos deputados Jutay Menezes (presidente da Comissão), Danielle do Vale, Francisca Mota, George Moraes e Chico Mendes.

O projeto da LDO abrange, entre outras coisas, a projeção das metas de resultados fiscais para o período de 2025-2026. O texto foi relatado pela deputada Danielle do Vale, que destacou a apresentação de quatro emendas (260, 261, 62 e 63), permitindo algumas alterações pontuais para tornar a legislação mais adequada e moderna, atendendo melhor às necessidades do povo paraibano.

Uma das mudanças significativas é a proposta de aumento do percentual das Emendas Impositivas, passando de 0,8% para 1%. As Emendas Impositivas permitem que os deputados apresentem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos estaduais para determinadas obras, projetos ou instituições. Deste total, 50% deve ser obrigatoriamente destinado a emendas de serviço público na área da saúde, enquanto os outros 50% ficam a critério de cada parlamentar.

O documento também estabelece um índice de correção dos orçamentos dos poderes e órgãos autônomos em 4% para o ano de 2025. Outra alteração, proposta pelo deputado Jutay Menezes e aceita pelos membros da comissão, refere-se ao prazo para pagamento das emendas impositivas. A mudança fixa o repasse dos pagamentos das emendas impositivas para os municípios e inclui um prazo de 30 dias, após os municípios receberem as emendas, para que o Estado faça os repasses para as entidades conveniadas.

“De modo geral, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias para 2025 é adequado do ponto de vista técnico, orçamentário e financeiro, estando em consonância com a legislação financeira orçamentária aplicável,” ressaltou Danielle do Vale.

Com as modificações realizadas e aprovadas, o projeto da LDO segue agora para debate e votação em plenário por todos os deputados da Casa.

A LDO é um instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer as principais diretrizes da Administração Pública, suas metas e prioridades em relação aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eleições 2024: posso votar sem o título de eleitor? Veja os documentos que podem ser utilizados

No próximo dia 6 de outubro, os eleitores brasileiros irão às urnas para as eleições.…

5 de outubro de 2024

VÍDEO: governador João Azevêdo convoca paraibanos às urnas “com respeito às opiniões e aos resultados”

O governador da Paraíba João Azevêdo usou seu perfil numa rede social para convocar os…

5 de outubro de 2024

Será que mudou? Saiba como pesquisar seu local de votação nas eleições municipais deste domingo

Neste domingo (6), 155,9 milhões de pessoas, em 5.569 municípios, devem comparecer às urnas para…

5 de outubro de 2024

Outubro Rosa: Saúde da PB oferta serviços para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama

Outubro é o mês no qual se intensificam a conscientização e os cuidados relacionados à…

5 de outubro de 2024

VÍDEO: candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, se envolve em confusão e troca agressões físicas com eleitores

O candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, aparece em um vídeo durante uma…

5 de outubro de 2024

Eleições 2024: na véspera do pleito, tire suas dúvidas e prepare-se para votar

Na véspera da eleição do domingo, dia 6 de outubro, importante relembrar algumas dicas, pois…

5 de outubro de 2024