Comissão de Orçamento da ALPB aprova relatório da LDO 2025

PUBLICIDADE

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (12), o relatório do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2.056/2024, de autoria do Governo da Paraíba. A reunião contou com a presença dos deputados Jutay Menezes (presidente da Comissão), Danielle do Vale, Francisca Mota, George Moraes e Chico Mendes.

O projeto da LDO abrange, entre outras coisas, a projeção das metas de resultados fiscais para o período de 2025-2026. O texto foi relatado pela deputada Danielle do Vale, que destacou a apresentação de quatro emendas (260, 261, 62 e 63), permitindo algumas alterações pontuais para tornar a legislação mais adequada e moderna, atendendo melhor às necessidades do povo paraibano.

Uma das mudanças significativas é a proposta de aumento do percentual das Emendas Impositivas, passando de 0,8% para 1%. As Emendas Impositivas permitem que os deputados apresentem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos estaduais para determinadas obras, projetos ou instituições. Deste total, 50% deve ser obrigatoriamente destinado a emendas de serviço público na área da saúde, enquanto os outros 50% ficam a critério de cada parlamentar.

O documento também estabelece um índice de correção dos orçamentos dos poderes e órgãos autônomos em 4% para o ano de 2025. Outra alteração, proposta pelo deputado Jutay Menezes e aceita pelos membros da comissão, refere-se ao prazo para pagamento das emendas impositivas. A mudança fixa o repasse dos pagamentos das emendas impositivas para os municípios e inclui um prazo de 30 dias, após os municípios receberem as emendas, para que o Estado faça os repasses para as entidades conveniadas.

“De modo geral, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias para 2025 é adequado do ponto de vista técnico, orçamentário e financeiro, estando em consonância com a legislação financeira orçamentária aplicável,” ressaltou Danielle do Vale.

Com as modificações realizadas e aprovadas, o projeto da LDO segue agora para debate e votação em plenário por todos os deputados da Casa.

A LDO é um instrumento utilizado pelo Poder Executivo para estabelecer as principais diretrizes da Administração Pública, suas metas e prioridades em relação aos programas que o Governo pretende executar no exercício seguinte, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024