Comissão Especial na ALPB aprova parecer da PEC que eleva idade máxima para escolha de membros do TCE-PB

PUBLICIDADE

A Comissão Especial formada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2023, emitiu parecer favorável à matéria que eleva para 70 anos a idade máxima para escolha de membros do Tribunal de Conta do Estado da Paraíba (TCE-PB). Presidida pelo deputado Felipe Leitão, a Comissão é composta ainda pelos parlamentares Anderson Monteiro, Branco Mendes, Chico Mendes, Francisca Motta e Galego Souza. A PEC foi proposta pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.

Atualmente, na Paraíba, a idade máxima para escolha e nomeação de membros do TCE-PB é de 65 anos. No entanto, o Congresso Nacional, em maio de 2022, aprovou a Emenda Constitucional 122, elevando para 70 anos de idade máxima para escolha e nomeação de membros do Tribunal de Contas da União (TCU). A medida, caso aprovada em plenário, vai beneficiar o deputado estadual Tião Gomes (PSB), que tem 66 anos e é um dos nomes cotados para ser indicado pela ALPB.

O autor, deputado Adriano Galdino, em sua justificativa, argumenta que a Proposta possibilita ainda a ampliação do tempo de trabalho para quem está na ativa e evita a aposentadoria precoce, contribuindo para a sustentabilidade do sistema previdenciário.

“A Paraíba está se adequando à Constituição Federal”, resumiu o presidente da Comissão Especial, o deputado Felipe Leitão. O deputado explicou que, após ser aprovada pela Comissão, a Proposta agora segue para o Plenário. “Propomos essa adequação, que foi aprovada hoje, mas que ainda precisa ser votada em plenário. Nenhum deputado apresentou emenda à Proposta e, assim, a PEC passou com o mesmo texto aprovado em âmbito federal”, detalhou o parlamentar.

Para o deputado Anderson Monteiro, relator da PEC, a matéria visa resguardar o princípio da simetria constitucional que estabelece que deva haver correspondência entre as disposições constitucionais destinadas à União e os demais entes federativos. “Entendemos que a proposição é bastante meritória, pois apresenta como objetivo adequar a Constituição Estadual à Emenda Constitucional 122/2022. Portanto, nosso parecer nesta relatoria é pela aprovação da PEC”, votou o relator.

O voto do relator foi seguido pelos demais membros da Comissão Especial, aprovando, desta forma, por unanimidade a PEC 01/2023.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apostador de Campina Grande fatura R$ 520 mil ao acertar 15 dezenas na Lotofácil

Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…

25 de novembro de 2024

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…

25 de novembro de 2024

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

25 de novembro de 2024

Cristo Redentor é iluminado de vermelho para estimular a doação de sangue

Cristo Redentor é iluminado de vermelho para estimular a doação de sangue. O monumento foi…

25 de novembro de 2024