A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 6 de Abril de 2025

Comissão rejeita subsídio para compra de energia da Venezuela

A Comissão de Minas e Energia rejeitou ontem o Projeto de Lei 2318/07, do deputado Neudo Campos (PP-RR), que transfere recursos da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) para ressarcir os investimentos feitos no sistema de transmissão de energia entre o Brasil e a Venezuela. A compra de energia do país vizinho começou em 2001, trazendo energia de origem hidrelétrica para abastecer Roraima e, principalmente, a capital Boa Vista.

A CCC é um tributo pago por consumidores de energia do sistema integrado nacional de distribuição elétrica para subsidiar os combustíveis da geração termelétrica das áreas não atendidas pela rede geral de eletrificação. Essas áreas, denominadas sistemas isolados, concentram-se na região Norte do País, e o subsídio decorre da diferença de custo entre a energia produzida lá, com queima de combustíveis, e a hidrelétrica – predominante no resto do País. Um dos objetivos da CCC é tornar a energia mais barata para a região Norte.

O relator, deputado Simão Sessim (PP-RJ), recomendou a rejeição do projeto. Ele avaliou que a proposta contraria a motivação da CCC, que é incentivar a implantação de empreendimentos nos sistemas isolados.

“Esta comissão tem debatido o constante aumento de valores pagos pelos consumidores brasileiros, dentro do preço da energia, por meio de encargos que têm os mais variados objetivos. A CCC, por exemplo, se destina ao rateio de ônus e das vantagens do consumo de combustíveis fósseis, voltado à otimização da operação dos sistemas elétricos interligados. Posteriormente, abrangeu o rateio de combustíveis nos sistemas elétricos isolados. Em 2008, a CCC custou aos consumidores brasileiros – industriais, comerciais e residenciais – mais de R$ 3 bilhões”, afirmou Sessim.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

 

 

Agencia Câmara


    Por unanimidade STF confirma legalidade da reeleição de Dinho à presidência da CMJP


    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela legalidade da reeleição de Dinho Dowsley (PSD) à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O julgamento do agravo regimental que questionava a eleição foi concluído na noite desta sexta-feira (04), com os cinco ministros da 1ª Turma do STF acompanhando o voto do relator, ministro Flávio Dino. A ação foi movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que apresentou uma reclamação constitucional contra a recondução de Dinho ao cargo. O partido alegava que a eleição feria o princípio da alternância de poder e ultrapassava o limite de reeleições previsto para…

    Hugo Motta reforça cautela e diálogo na análise do projeto de anistia para condenados pelos atos do 8 de janeiro


    O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta sexta-feira (3), que conduzirá com cautela e diálogo a discussão sobre o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante agenda na Paraíba, o parlamentar destacou em entrevista à rádio Correio 98 FM, que o tema exige equilíbrio e será discutido em conjunto com o colégio de líderes da Casa.  “Nós temos que dividir essa decisão com o colégio de líderes, é isso que tenho procurado fazer. Também vamos conduzir o tema com muita serenidade e cautela. Eu tenho dito que a nossa gestão à frente da Câmara é…

    Lucas Ribeiro ameniza tom do debate sobre impasse no comando da federação PP/União Brasil na PB


    O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), voltou a amenizar o tom do debate sobre o impasse para a definição no comando da futura federação entre PP e União Brasil na Paraíba. Após fazer duras críticas a postura do senador Efraim Filho (União Brasil) em relação ao tema, nesta quinta-feira (3), o gestor estadual tratou com serenidade o tema durante agenda administrativa em Campina Grande. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Correio 98 FM. “A gente não está querendo aqui fazer esse tipo de discussão. Vamos deixar essa federação se concretizar, esse caminhar que está acontecendo lá em…
VEJA TAMBÉM

Comunicar Erros!

Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

    Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
    Total
    0
    Compartilhe
     
    Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique