Confira as piadas de Bolsonaro com a esposa de Macron, reeleito presidente da França

PUBLICIDADE

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos, neste domingo (24/4). Macron comemorou a vitória ao lado da esposa Brigitte, que em 2019 foi alvo de uma piada feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), nas redes sociais.

Na ocasião, Bolsonaro e Macron vinham trocando farpas a respeito da situação da Amazônia. Em agosto daquele ano, o presidente francês convocou os países do G7 a discutirem as queimadas na Amazônia, em uma postagem no Twitter. Bolsonaro foi a mesma rede social e respondeu que Macron usava um tom sensacionalista e estava querendo instrumentalizar uma questão interna do Brasil.

A partir daí, a situação escalou com declarações ofensivas ao presidente francês feitas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Dias depois, um seguidor do presidente postou a foto de Brigitte e da primeira-dama Michelle, dizendo que Macron o estaria perseguindo por inveja. Bolsonaro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkk”.

A comparação fazia referência às idades das duas esposas e dava a entender que Bolsonaro teria vantagem porque a sua era mais jovem. Em resposta, Macron considerou Bolsonaro “extremamente desrespeitoso” e disse lamentar pelos brasileiros.
Mas a animosidade entre os chefes de estado não parou por aí. Durante uma das lives que o presidente faz às quintas-feiras, Bolsonaro disse que o valor transferido pela França, para o fundo de preservação da Amazônia, ao Brasil era “esmola” e acusou os europeus de estarem tentando “comprar o Brasil a prestação”.

No discurso de 7 de setembro de 2019, Bolsonaro alfinetou o presidente francês ao afirmar que ele atentou contra a soberania do Brasil, ao sugerir a internacionalização da Amazônia.

“A todos os brasileiros, nós pedimos, conscientize-se cada vez mais de quem é esse país, essa maravilha chamada Brasil. Um país ímpar no mundo, que tem tudo para dar certo e precisamos, sim, de cada um de vocês, para reconstruí-lo. E a liberdade está em primeiro lugar. (…) O Brasil é nosso, é verde e amarelo”, destacou.

Já em novembro do ano passado, Bolsonaro criticou Macron após o presidente francês ter recebido em clima de visita oficial o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Parece que é uma provocação”, declarou Bolsonaro em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.

“França não é exemplo para nós, muito menos o senhor Macron. Macron está muito bem acompanhado por Lula, e Lula muito bem acompanhado por Macron, eles se entendem, falam a mesma linguagem”, disparou o presidente. “Macron sempre bateu na gente na questão da Amazônia, como se ele e os antecessores dele tivessem preservado alguma coisa na França”, acrescentou.

Da Redação com Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024