Excluídos os políticos que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), 377 parlamentares estão em condições de receber o Prêmio Congresso em Foco 2017. Da bancada paraibana, doze dos seus quinze integrantes estão aptos a concorrerem.
Conforme estabelece o regulamento, eles exerceram o mandato durante pelo menos 60 dias durante o atual ano legislativo – iniciado em 2 de fevereiro – e não são alvo de inquéritos ou ações penais em andamento no STF.
Aplicados esses dois critérios, restaram 37 senadores e 340 deputados aptos a receberem os votos do público pela internet, entre 1º e 30 de setembro. Os números correspondem, respectivamente, a 46% dos integrantes do Senado e 66% dos representantes eleitos para a Câmara.
De acordo com o regulamento, parlamentares eventualmente excluídos da relação publicada abaixo poderão pleitear, até a próxima quarta-feira (23), a sua inclusão, “munidos dos documentos pertinentes, seja para demonstrar que não respondem a qualquer acusação criminal no STF, seja para atestar que exerceram mandato por 60 dias ou mais durante o presente ano”. Analisadas as contestações, a lista final dos parlamentares aptos a serem premiados será publicada em 25 de agosto.
Veja a lista dos congressistas paraibanos aptos a serem votados:
Sen. José Maranhão (PMDB-PB)
Sen. Raimundo Lira (PMDB-PB)
Dep. André Amaral (PMDB-PB)Dep.
Dep. Damião Feliciano (PDT-PB)
Dep. Efraim Filho (DEM-PB)
Dep. Hugo Motta (PMDB-PB)Dep.
Dep. Luiz Couto (PT-PB)
Dep. Pedro Cunha Lima (PSDB-PB)
Dep. Wellington Roberto (PR-PB)
Dep. Wilson Filho (PTB-PB)
Redação
com Congresso em Foco