Categorias: Política

Congresso derruba veto a projeto de lei de Efraim Filho

PUBLICIDADE

A derruba do veto presidencial reforça a legalidade da contratação de advogados e contadores pela administração pública levando em consideração a peculiaridade das especializações destes profissionais.

O Congresso Nacional derrubou, nessa quarta-feira (12), veto presidencial ao projeto de lei 4.489/2019, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB). A medida apoiada pelo movimento municipalista que permite a dispensa de licitação para contratação de serviços jurídicos e de contabilidade pela administração pública vai à sanção presidencial após um longo debate nas duas casas.

“A legislação atual determina que a licitação é inexigível em casos em que a competição é impossível, como quando é requerida notória especialização para firmar o contrato”. Efraim Filho disse que os serviços do advogado e do contador são definidos, por natureza, como técnicos e singulares, se comprovada a notória especialização nos mesmos termos da Lei de Licitações: quando o trabalho é o mais adequado ao contrato, pela especialidade decorrente de desempenho anterior, estudos e experiência, entre outros requisitos.

Representantes de advogados e contadores defenderam o notório saber e a especialização como diferencial para uma contratação direcionada e o desenvolvimento de projetos específicos.

Nesta quarta (12) o deputado Efraim Filho contou com o apoio dos prefeitos, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Famup, Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Associação Paraibana de Contadores Públicos (APCP-PB), Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (Apam) e Ordem dos Advogados do Brasil. O projeto nasceu de um debate da Paraíba, através da Apam, que ganhou destaque nacional.

O presidente da Apam, Marco Villar, agradeceu o empenho dos deputados Efraim Filho (autor do projeto), Hugo Motta (relator) e o senador Veneziano (relator no Senado) e de toda a bancada federal paraibana que encabeçou essa luta. Ele destacou que essa é uma batalha histórica da advocacia municipalista que vem sendo criminalizada no exercício da sua profissão. “Esse projeto reafirma a legalidade das contratações. É fundamental que se leve em consideração a singularidade dos serviços. Sempre é bom destacar que confiança não se licita”, disse.

O presidente da Famup, George Coelho comemorou a decisão e afirmou que a nova legislação vai acabar com qualquer dúvida existente em relação a contratação desses profissionais.

Já o presidente da APCP-PB Alexandre Aureliano disse que contadores e advogados prestam serviço singular e não existia sentido a perseguição que vinha existindo em relação a contratação desses serviços por municípios.
Dos 476 deputados presentes, 417 se posicionaram pela derrubado do veto. Já no Senado, dos 71 votos, 62 foram pela derrubada.

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça determina rescisão de contratos temporários irregulares em Boa Ventura e Serra Grande

A Justiça da Paraíba determinou que os municípios de Boa Ventura e Serra Grande adotem…

26 de novembro de 2024

Furto de decoração e atraso na entrega de materiais adiam inauguração do Natal Iluminado em Campina Grande

A Prefeitura Municipal de Campina Grande foi obrigada a adiar a inauguração do Natal Iluminado…

26 de novembro de 2024

Governador João autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Pendurando as chuteiras da vida pública, Renato Martins faz balanço de sua trajetória política

Na sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador…

26 de novembro de 2024

Operação Stakeholders do FICCO/PB desarticula facção criminosa em João Pessoa e região

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…

26 de novembro de 2024