A Câmara dos Deputados, o Senado Federal e dez partidos políticos apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de suspensão das decisões liminares do ministro Flávio Dino que interromperam o pagamento de emendas impositivas ao Orçamento da União.
No pedido, o Congresso questiona a legalidade e a constitucionalidade dos atos monocráticos de Dino e argumenta que as decisões foram proferidas fora de qualquer contexto de urgência que justificasse uma análise isolada e não colegiada.
Dino determinou quarta-feira (14/08), em Brasília, a suspensão da execução das emendas impositivas ao Orçamento da União até que os poderes Legislativo e Executivo criem medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos. Para o ministro, a suspensão das emendas é necessária para evitar danos irreparáveis aos cofres públicos. Na semana passada, Flávio Dino também manteve a suspensão das chamadas emendas Pix ao Orçamento da União.
No entendimento das advocacias da Câmara dos Deputados e do Senado e de partidos políticos, as decisões de Flávio Dino causam danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica, além de violar patentemente a separação de poderes.
O pedido ao STF é assinado pelas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado e por dez partidos políticos: PL, União Brasil, PP, PSD, PSB, Republicanos, Solidariedade, MDB, PSDB e PDT.
A decisão individual de Flávio Dino será analisada a partir da meia-noite durante sessão plenário virtual da Corte. Na modalidade, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento será encerrado nesta sexta-feira (16/08).
Redação com Agência Brasil
A sorte sorriu para um apostador de São José de Piranhas, no interior da Paraíba,…
Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos,…
Na noite deste sábado (9), um caminhão carregado de cana de açúcar tombou na BR-101,…
Neste domingo (10), mais de 130 mil estudantes paraibanos se preparam para o segundo dia…
A Paraíba está entre os estados que já receberam o lote emergencial de vacinas contra…
Uma aposta simples feita em Cuiabá (MT) acertou as seis dezenas sorteadas da Mega-Sena e ganhou R$201.963.763,26. Este…