Consórcio NE: João Azevêdo passa o cargo de presidente para governadora do RN, Fátima Bezerra

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (31), em Natal, no Rio Grande do Norte, da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), ocasião em que a governadora Fátima Bezerra foi empossada como presidente da entidade durante o ano de 2024. Na oportunidade, o gestor, que coordenou o Consórcio no ano passado, destacou a união dos estados para o fortalecimento da região e compartilhamento de experiências exitosas para garantir o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

Foto: José Marques / Secom-PB

“Desde 2019, o Consórcio Nordeste tem desempenhado um papel fundamental. Fizemos o enfrentamento correto da pandemia, seguindo a ciência, que permitiu salvar vidas e dar respostas ao país. Com o retorno de Lula à presidência, as políticas públicas e a interlocução entre os Poderes foram reconstruídas. Quando nos unimos, formamos uma população de 60 milhões de pessoas e em função da nossa força tivemos grandes vitórias. Eu tive a honra de coordenar o Consórcio em 2023 e sempre nos pautamos pelo respeito às autonomias dos estados e eu agradeço aos governadores e a toda equipe da entidade”, frisou.

O chefe do Executivo estadual também parabenizou a governadora Fátima Bezerra, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste e reforçou a unidade entre os gestores. “Sei da capacidade de governar, articular e conciliar de Fátima Bezerra. Tenho certeza de que teremos mais um ano produtivo e com muitas lutas pela frente. Continuaremos unidos para fortalecer esse instrumento de troca de experiências e de compartilhamento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população e defender a região”, acrescentou.

Foto: José Marques / Secom-PB

Durante a reunião da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste foi aprovada a instalação do Comitê Científico de Monitoramento e Enfrentamento das Emergências Climáticas; e deliberados sobre o andamento da criação do Fundo da Caatinga e monitoramento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda foram instaladas as Câmaras Temáticas da Educação e Segurança Pública.

Na oportunidade, foi apresentado o calendário de apresentações dos artistas da região no projeto Conexão Nordeste, que acontecerá entre os dias 9 de março e 26 de maio.

A presidente do Consórcio Nordeste, governadora Fátima Bezerra, destacou a importância do Consórcio Nordeste para a busca de soluções conjuntas para os desafios da região e elencou as prioridades de sua gestão ao longo deste ano. “O Consórcio é uma ferramenta competente de gestão e exemplo de governança. É uma honra ser a primeira mulher a presidir o colegiado e tenho clareza das responsabilidades que assumo e tenho como prioridades neste ano a instalação do Comitê de Monitoramento e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, o monitoramento articulado com a Casa Civil dos investimentos do PAC nos estados com foco na infraestrutura hídrica, estradas e expansão das energias renováveis e a mecanização da agricultura familiar, além das ações do Sertão Vivo, que contemplarão todos os estados na parceria com o Fida e BNDES”, pontuou.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, reforçou o compromisso do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva de atuar em conjunto com os estados, visando o desenvolvimento da região. Ele também parabenizou o governador João Azevêdo pelo trabalho desenvolvido no Consórcio Nordeste em 2023, e a governadora Fátima Bezerra pela nova missão que passa a ocupar. “O Consórcio Nordeste conta com a nossa prioridade e trabalho conjunto e tem exercido uma cooperação conjunta em várias frentes, a exemplo da segurança, meio ambiente, saneamento das contas públicas, reforma tributária, saúde e educação. O Nordeste é a região da tecnologia, das energias renováveis, da saúde, da educação, que mais cresce, gera emprego, nos dá muito orgulho e reforçamos o compromisso do governo federal na luta para tirar o Brasil do mapa da fome”, sustentou.

Também participaram da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste os governadores Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); Fábio Mitidieri (Sergipe); Raquel Lyra (Pernambuco); além das vice-governadoras Jade Romero (Ceará) e Priscila Krause (Pernambuco) e do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.

Ainda estiveram presentes os secretários de estado da Paraíba Marialvo Laureano (Fazenda), Jean Francisco Nunes (Segurança e Defesa Social), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Fábio Barros (secretário executivo da Comunicação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024