O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) está investigando a contratação irregular de professores pela Prefeitura de Lucena, no Litoral Norte. Apesar da realização de um concurso público na cidade, há indícios de que profissionais sem a devida qualificação estão sendo contratados, em possível preterição dos candidatos aprovados no certame.
O processo destaca a “suposta ilegalidade, em tese, praticada pela Secretaria de Educação de Lucena, quanto à contratação precária de professor para lecionar a Língua Estrangeira – Inglês, com suposta preterição de candidatos já aprovados em certame público – ou mesmo de professores efetivos integrantes do quadro de pessoal da Edilidade em regime de dobra de carga horária”.
O promotor Ronaldo José Guerra emitiu uma determinação para que a Secretaria Municipal de Educação forneça, em até dez dias, informações sobre o número de vagas disponíveis no concurso público realizado pela prefeitura para o cargo de professor de Língua Estrangeira – Inglês. A solicitação inclui a verificação se essas vagas foram devidamente preenchidas pelos candidatos aprovados, respeitando a ordem classificatória, em caso de desistências ou exonerações.
O Ministério Público busca garantir a legalidade nas contratações e assegurar que os profissionais selecionados sejam aqueles que passaram pelo processo de concurso público, evitando qualquer preterição em desfavor dos candidatos devidamente aprovados.
VEJA DOCUMENTO
O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), está em Baku, no…
O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…
Na corrida para ter seu nome na disputa pelo Governo do Estado em 2026, o…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) validar a decisão individual do ministro…
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…
Um reitorado inclusivo, que promova diálogo e transparência. Uma gestão com foco nas demandas da…