Na seara política paraibana, muito tem se falado das convenções partidárias, na formulação das eventuais chapas, sejam elas nas disputas majoritárias estaduais ou nacionais, prazos esses determinados de 20 de julho a 5 de agosto, mas poucos estão atentos que estas chapas elaboradas nas convenções podem ser alteradas.
Segundo a justiça eleitoral as legendas poderão registrar as suas candidaturas e, a partir de 16 de agosto, a campanha eleitoral começará oficialmente. No rádio e na TV, a propaganda tem início 10 dias depois, em 26 de agosto.
Além de formalizar os candidatos de cada legenda a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, as convenções refletem as diferentes estratégias dos partidos políticos para as eleições que definirão os rumos do país pelos próximos quatro anos. O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.
A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Já as eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.
Da Redação