João Pessoa está para se tornar à primeira cidade do Brasil a ter um projeto, de iniciativa popular tramitando na Câmara Municipal. Para isso, desembarca esta semana, na Capital paraibana, uma equipe do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) para conduzir um “intensivão”, que se propõe a capacitar o cidadão comum a elaborar projetos de lei de iniciativa popular a partir de aplicativos como o Mudamos, desenvolvido pelo próprio ITS Rio e adotado pela Câmara de João Pessoa em maio.
O objetivo da Virada é capacitar o público a formatar um projeto que esteja apto para coletar assinaturas e, a partir daí, tramitar na Câmara. Para o coordenador de projetos do ITS Rio, Marco Konopack, a ideia surgiu a partir de uma demanda coletada pelo aplicativo Mudamos.
“A Virada busca resolver um problema que encontramos depois que lançamos o aplicativo. Descobrimos que as pessoas têm boas ideias, mas falta o apuro técnico para que elas tenham a capacidade de transformá-las em um texto apto para colher assinaturas e, dessa forma, fazê-lo chegar até a Câmara de Vereadores”, explica. O tema foi discutido durante a visita que uma comitiva de vereadores pessoenses fez à sede do ITS Rio, em agosto.
Redação