Categorias: Política

Coutinho não desencarna da prefeitura

PUBLICIDADE

Vou repetir: parece que o ex-prefeito municipal de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ainda não desencarnou politicamente da prefeitura, após passar cerca de cinco anos e meio exercendo o cargo plenipotenciário de dirigente-mor da Capital.

Até debaixo d’água

Neste final-de-semana ele foi pessoalmente assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo encenado no Ponto de Cem Réis, mesmo debaixo de chuva. Estava logo na primeira fila, sentado numa cadeira ao lado da namorada Pâmela Bório e “tuitando” o tempo todo do seu smartphone (confira na foto ao lado).

Agra só foi uma vez

O atual prefeito, Luciano Agra (PSB), nem foi prestigiar todos os dias o evento promovido – agora – pela gestão dele. Ele esteve apenas na estréia da Paixão da Sagrada Família, ao lado da ex-secretaria-adjunta de Meio Ambiente, Rossana Honorato (também socialista), pré-candidata à deputada federal.

Parece que não mudou nada

É uma coisa muito estranha, pois fica parecendo que nem Ricardo deixou ainda o cargo e que o vice-prefeito também ainda não assumiu a cadeira, quando a solenidade de posse específica para isso já aconteceu há bastante tempo, na noite de quarta-feira da semana passada.

Coordenador virtual

Ricardo ficou monitorando pelo Twitter se o áudio e a imagem da transmissão feita pela Internet estavam bons, como se ele ainda fosse o responsável final pela exibição do material, ao vivo, coisa que compete mais a Xhico Raimerson (analista webmaster da Secom, ou seja, na prática, ele é o coordenador de Informática da PMJP), ou a Chico César e Milton Dornelas (da Funjope), ou até mesmo a Gilson Renato, Lissiane Loureiro e o pessoal da TV Cidade (levado ao ar pelo canal 8, na grade institucional da NET – antiga Big TV – disponibilizada para as emissoras locais por cabo de fibra ótica).

Repercussão nacional

Até a cantora baiana Pitty Leone assistiu a transmissão pelo link na Funjope, via Internet. Houve problemas logo no início, mas depois o sinal estabilizou-se, devido a providências técnicas necessárias, como troca de antena no local de geração (centro da cidade).

Opinião do ex-prefeito

Ricardo Coutinho postou mensagens no Twitter dele, revelando a sua aprovação pessoal à nova roupagem do espetáculo de cunho religioso. Confira abaixo o que ele diz, publicamente:

– Inovação sobre a tradição. Maquiagem show. O espetáculo está hightech para uma história tão antiga.

– A Funjope construiu uma tradição modernizante para uma história milenar, o que não é fácil. JP sempre se destacou no teatro.

– Investimos, ano após ano, no fortalecimento e consolidação de um mercado cultural interno buscando criar público. Acho que avançamos bem.

Enredo muito ousado

Este ano, a história da crucificação de Jesus Cristo foi contada a partir de quadrinhos japoneses (conhecidos como mangás) e foi transmitida pela Internet. Entre os pontos que mais chocaram aqueles espectadores ou internautas mais apegados à interpretação bíblica da Sexta-Feira Santa, estão às passagens listadas a seguir:

1) Introdução no cenário de um Pole Dance (poste que as dançarinas utilizam para trazer mais sensualidade ao espetáculo, imitando boates onde existe um forte apelo à sexualidade das bailarinas que fazem – às vezes – também o papel de garotas de programa).

2) Versão hard-core do Bacanal de Herodes, a meu ver, bastante insensato, muito pesadão para o monte de crianças que estavam assistindo a encenação, na platéia.

3) Também não pegou muito bem a interpretação do ator que encarnou o governador romano da Judéia, Pôncio Pilatos, que estava usando um corte de cabelo no estilo moicano, muito “doidão”, maluco beleza, no julgamento de Cristo.

Muita gente estranhou

Repetindo: a história da ressurreição e morte de Jesus Cristo, este ano, foi contada na versão de História em Quadrinhos japonesa. É abusar da criatividade com inovação demais, porém o ex-prefeito gostou, conforme relato feito no Twitter dele.

Paixão de Cristo japonesa

Alguns momentos foram tão distoantes do que a maioria das pessoas está acostumada a ver, em torno do tema, que geraram comentários jocosos do tipo:

– Será que Judas vai ser representado por Jaspion?

Judas Iscariotes nipônico

Jaspion é um personagem de origem nipônica que pode ser traduzido do idioma japonês como sendo “O Investigador de Monstros”, numa série de televisão que obteve enorme sucesso e desencadeou uma febre nacional pelo gênero de superheróis japoneses no Brasil, abrindo as portas para a importação de novas produções tokusatsu (como este gênero é conhecido mundialmente pelas emissoras de TV).

Sucesso na TV e na cruz

Devido à sua popularidade gigantesca, o personagem Jaspion tornou-se o protótipo do herói japonês, desde seu lançamento aqui no país pela extinta Rede Manchete, criando a imagem que se mantém até os dias atuais. Aqui, na Paraíba, serve até para contar a história da crucificação de Jesus…

Todos já de retorno

Tanto o senador Efraim Morais (presidente do diretório estadual dos Democratas), quanto o ex-governador Cássio (PSDB) retornaram no começo desta semana à Paraíba, depois de se ausentarem do Estado e até mesmo do país, como no caso de Efraim, durante o feriadão da Semana Santa.

Democrata na Indochina

O senador democrata esteve na Tailândia e no Vietnã, em Missão Diplomática Oficial do Senado da República enviada ao sudeste asiático, considerado zona de guerra por chineses, japoneses, ingleses, franceses e norte-americanos por mais de 50 anos, quando ainda era chamado de Indochina.

Efraim prestigia Luciano

Assim que desembarcou em João Pessoa, Efraim fez questão de comparecer à solenidade onde o prefeito Luciano Agra empossou no final da manhã desta segunda-feira os novos secretários que passaram a compor a equipe administrativa municipal, após a saída de alguns auxiliares que deixaram os cargos para concorrer a mandatos eletivos no próximo pleito estadual.

Senador no Paço Municipal

Efraim foi uma das presenças mais notadas pelo público que estava no auditório do Paço Municipal, onde foram empossados os secretários Coriolano Coutinho (PSB), na Chefia de Gabinete, Lígia Tavares, no Meio Ambiente (Semam), Maristela Viana (PV), adjunta do Meio Ambiente; Paulo Badaró, na pasta executiva de Ciência e Tecnologia, Orlando Soares, na superintendência da Emlur (Autarquia Municipal de Limpeza Urbana), Nézia Gomes, na Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e o deputado Carlos Dunga Júnior (PTB), novo secretário de Articulação Política.

Cássio vai ao cinema

Já o ex-governador, que foi resolver assuntos particulares em São Paulo, ainda encontrou tempo para assistir e se emocionar com o filme “Invictus”, que retrata a vida de um dos maiores nomes da luta contra o apartheid na África do Sul, Nelson Mandela. Ele mesmo conta:

– Ontem assisti a um comovente filme: “Invictus”, com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela. Uma lição de vida! Vale a pena conferir!

– Mandela é um exemplo de liderança, firmeza de caráter, resignação, perdão e de amor à sua gente! Assistam ao filme “Invictus”! Imperdível!

Aula de liderança política

O filme é uma adaptação do livro de John Carlin, dirigido por Clint Eastwood, com duas horas e 15 minutos de duração. Lançado nos EUA no ano passado, estreou agora em janeiro de 2010 no Brasil.

Luta contra o apartheid

É um drama que acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão, em 1990, para tornar-se presidente em 1994 e os anos subseqüentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos de vigência do regime de Apartheid.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Wilson Filho endossa apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara e reitera força do Republicanos para majoritária em 2026

O secretário de Educação da Paraíba e deputado licenciado, Wilson Filho (Republicanos), reafirmou durante entrevista…

16 de setembro de 2024

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024