Categorias: ParaíbaPolítica

Covid-19: deputado paraibano responsabiliza Ministro da Saúde pela falta da 2ª dose

PUBLICIDADE

 

O Deputado Estadual Anísio Maia, durante a 11ª sessão remota, da Assembleia Legislativa da Paraíba, culpou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o Governo Federal pela falta de segunda dose de vacina contra a covid-19 na cidade de João Pessoa. “Graças ao senhor Ministro da Saúde, que inadvertidamente, sem um planejamento recomendou aos estados e municípios que usassem as doses que estavam separadas para a segunda aplicação, nós estamos nessa situação, eu, e milhares de paraibanos e nordestinos sem acesso a segunda dose da vacina”, falou Anísio.

O parlamentar apresentou seu cartão de vacinação na sua fala durante a sessão. No documento é possível ver que a primeira dose da vacina foi aplicada no dia 23 de março, e no dia 20 deste mês foi cumprido o intervalo de 28 dias sugerido entre as doses, porém como frisou Anísio as doses do imunizante estão esgotadas. “Por esse cartão, era para eu estar sendo vacinado com a segunda dose, porém não tem vacina para mim e muitos outros porque faltou vacina, houve um problema de planejamento sério”. Anisio ainda lembrou que a prefeitura errou, possivelmente por inexperiência, de ter confiado no Ministro e no Governo Federal, considerando que nenhuma previsão do Governo foi seguida, nenhuma data ou aviso de recebimento de vacina deu certo ou foi cumprido.

Outro ponto levantado pelo Deputado foi a atuação dos governadores do nordeste, em especial a do Governador João Azevedo, apontando eles a única saída para defender o povo do Nordeste, independente do Governo Bolsonaro. ”São eles (governadores) que estão salvando a pátria. Através do planejamento dos estados do Nordeste, das Secretarias de Saúde, que os índices de infecção e de mortes vêm caindo”, completou.

O Consórcio Nordeste citado por Anísio Maia enviou representantes para a Rússia visando acelerar o processo de importação da vacina Sputnik V. Existe também uma preocupação dos governadores com a falta de posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o acordo nacional referente à Sputnik V. “Os governadores do Nordeste contrataram 37 milhões de doses da Sputnik V, e a Anvisa, que é um orgão governamental que deveria ser ágil, em plena pandemia demora mais de 60 dias para apreciar um pedido de regulamentação da vacina. Qual a justificativa?, finalizou o Deputado.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024