Categorias: Política

Covid: Comissão do Senado inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário de vacinação

PUBLICIDADE

A Comissão Temporária da Covid 19 ouviu especialistas para debater o assunto por sugestão da senadora Daniella Ribeiro

Por sugestão da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a Comissão Temporária da Covid-19 do Senado Federal ouviu, na sexta-feira (21/05), especialistas sobre a inclusão das grávidas, puérperas e lactantes no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19. A comissão também aprovou, durante a reunião, outro requerimento de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO) para inclusão imediata das grávidas e lactantes neste grupo prioritário de vacinação.

Daniella Ribeiro propôs formar uma comissão com especialistas e estudiosos para tirar dúvidas sobre vacinas para grávidas, puérperas e lactantes com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Ainda há muitas dúvidas sobre as vacinas para as gestantes, puérperas e lactantes. Precisamos reunir os especialistas e a equipe do ministério”, propôs a senadora.

Vacinação – Após duas semanas de o Senado aprovar a proposta da senadora Daniella Ribeiro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica que prevê a inclusão de gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Contudo, o grupo foi dividido em dois, sendo o primeiro, as mulheres grávidas ou no pós-parto que tenham comorbidades.

A vacinação está prevista para começar no fim deste mês a depender da disponibilidade das doses. Contudo, a ideia é discutir a urgência no atendimento deste grupo. “As mulheres grávidas preferem mil vezes serem vacinadas do que correrem o risco de contrair Covid. Várias me procuraram dizendo que querem ser vacinadas o mais rápido possível. É terrível deixarmos crianças órfãs por conta da pandemia”, disse a senadora.

Debate – A comissão também debateu com especialistas os efeitos e sequelas da covid-19 em grávidas. A ginecologista e obstetra, Melania Maria Ramos de Amorim, do Grupo Brasileiro de Estudos de Covid-19 e Gravidez, disse aos senadores que o risco de morte nesse grupo é duas vezes maior do que na parcela de não infectados pelo coronavírus. Segundo ela, a cada dez mortes de gestantes por Covid registradas no mundo, oito ocorrem no Brasil.

Melania Amorim disse que a chance de efeitos colaterais é mínima e não deve ser motivo para a não vacinação. “Um caso de trombose possivelmente atribuído à vacina ocorre em 0,004%, ou seja, quatro a cada milhão de vacinados. Mais de 100 mil mulheres já foram vacinadas ao redor do mundo, e sem gerar nenhuma preocupação sobre essa aplicação em gestantes. As vacinas são seguras, sim”.

A especialista em medicina fetal, Adriana Suely de Oliveira Melo ressaltou que há risco de transmissão do vírus para a placenta, podendo a infecção chegar ao feto. Segundo ela, as mulheres detectadas com covid-19 têm risco de sofrer resultados neonatais adversos e até aborto.

Por isso, Adriana Melo defendeu a prioridade para vacinação deste grupo. “Temos observado um aumento no número de mortes e de abortos, e esse número será muito maior sem a vacinação”, disse. Esta foi a 23ª reunião do colegiado, que tem previsão de funcionamento até 30 de junho.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O STF e a destruição da Lava Jato

Nesse domingo, o jornal The New York Times publicou um editorial sobre o desmonte da…

25 de novembro de 2024

Leo Bezerra assume prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena sair de licença

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se licenciará do cargo, nesta segunda-feira (25),…

25 de novembro de 2024

Orsi promete “convocar diálogo nacional” em discurso de vitória no Uruguai

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do…

25 de novembro de 2024

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024