Categorias: Política

Criação de novos municípios é apoiada por presidente da ALPB

PUBLICIDADE

A criação de novos municípios voltou à luz da superfície essa semana com a declaração do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), que defendeu promoção de alguns distritos em cidades. Há 25 anos não surgem novos municípios na Paraíba.

 

O assunto é tema de um Projeto de Lei Complementar, o PLP 137/2015, que tramita na Câmara Federal. De autoria do então senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a matéria já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara sob a relatoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).

 

O PLP, que corre na casa sob o regime de urgência, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, para acomodar novos procedimentos para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Mas o projeto anda meio parado. O último movimento dele data de 23 de maio do ano passado, quando foi retirado da pauta da ordem do dia.

 

Foi para gaveta, onde lá repousa até agora. E a matéria ainda corre o risco de ter o mesmo destino que o PLP 416/2008, que tratava do mesmo assunto e foi completamente vetado pelos deputados.

 

Em essência, os PLPs são praticamente gêmeos, mas os números são diferentes. Por exemplo: o projeto atual prevê que para se tornar um município, a localidade deve ter, após a criação, uma população igual ou superior a seis mil habitantes (nas regiões Norte e Centro-Oeste), 12 mil (Nordeste e Sul) e 20 mil (Sudeste). Na redação anterior, eram necessários apenas cinco mil nas regiões Norte e Centro-Oeste; sete mil na região Nordeste e 10 mil nas regiões Sul e Sudeste.

 

O projeto atual também afirma que o processo para a criação de um novo município tem início com um requerimento, endereçado à Assembleia Legislativa Estadual, assinado por, pelo menos, 20% dos eleitores da área que se pretenda emancipar, ou desmembrar; ou por 3% dos eleitores em cada município envolvido em caso de fusão ou incorporação.

 

A redação anterior exigia a assinatura de apenas 10% do eleitorado. Última leva é de 1994 Já vai para 25 anos a última vez que surgiram novos municípios na Paraíba. Corria 1994 quando o então governador Cícero Lucena, numa canetada só, autorizou a criação de 52 municípios, elevando de 171 para 223 o número de cidades paraibanas. Foi nessa leva, por exemplo, que sugiram Algodão de Jandaíra, Baraúna, Caraúbas, Coxixola, Gado Bravo e Zabelê.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024