Categorias: Política

Crise no clero da PB ganha mídia nacional

PUBLICIDADE

CRISE NO CLERO: críticas a Dom Aldo Pagotto ganham repercussão nacional; arcebispo da Paraíba é acusado de se posicionar a favor dos ‘poderosos’

 

As críticas ao arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, ganharam, nesta sexta-feira (01), uma repercussão nacional. A edição do Estadão destacou que os movimentos sociais no Estado estão criticando a postura do arcebispo. O religioso ainda é acusado de beneficiar os poderosos.

Leia a matéria na íntegra:

Movimentos sociais criticam arcebispo de João Pessoa
 

Movimentos ligados à Igreja Católica da Paraíba divulgaram uma carta aberta à população, endereçada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), repudiando supostas arbitrariedades que estariam sendo praticadas pelo arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto. Na carta aberta, pedem que a CNBB repreenda o arcebispo.

A carta é datada de 31 de agosto e foi elaborada por um grupo de pessoas ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Central Única dos Trabalhadores (CUT), pastorais católicas e sindicatos, entre outras de um total de 50. A carta foi motivada pelo fato de o arcebispo ter se posicionado contra o "Grito dos Excluídos", manifestação pública que acontece todos os anos na Semana da Pátria.

Este ano, além de repudiar o "Grito dos Excluídos", Dom Aldo também se manifestou contra a proposta de plebiscito sobre o limite da propriedade rural no Brasil. De acordo com as entidades, o arcebispo de João Pessoa tem demonstrado atitudes que não condizem com sua função de pastor, "cuja missão é reunir o rebanho e não espalhar a cizânia, como vem fazendo contra os pobres, na Paraíba".

Dom Aldo Pagotto, segundo a carta, "age em desacordo com as orientações pastorais da própria CNBB, vem criticando e desestimulando as iniciativas que visem a promover a justiça social, a dignidade e a organização dos pobres, dos trabalhadores do campo e das periferias urbanas, da CEBs, da grande maioria das pastorais sociais e até de padres comprometidos com a causa dos pobres".

Diz o documento que o arcebispo "não perde a oportunidade de abençoar e defender os interesses dos poderosos, como fez recentemente, por meio do jornal Correio da Paraíba, em coluna por ele assinada, na qual, ao questionar o plebiscito, faz insinuações pejorativas, inclusive de roubo, em relação aos movimentos populares". Segundo a carta, "não é a primeira, nem a segunda vez que os pobres da Igreja Católica da Paraíba se sentem agredidos por quem tem o dever de ser seu pastor".

Outro lado

A assessoria de imprensa da Arquidiocese contestou hoje o documento das entidades. Segundo o assessor de imprensa Eisenhower Almeida de Albuquerque, "a carta é mentirosa" e não tem as assinaturas das pessoas que a elaboraram. Ainda segundo ele, "a carta não é representativa" e teria sido elaborara por um diácono que sequer pertence à Igreja da Paraíba e não tem autorização para representá-la. Por fim, segundo Albuquerque, as entidades que estão citadas na carta não seriam representativas da sociedade nem representam a Igreja.

 

Redação com Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB Agora/Datavox divulga nesta sexta números decisivos da corrida eleitoral nos municípios de Ingá e Riachão do Bacamarte

A menos de 48 horas para a realização das eleições, o portal PB Agora, em…

3 de outubro de 2024

Em projeções de 2º turno, Cícero Lucena vence com folga Luciano Cartaxo, Ruy Carneiro, Queiroga e demais candidatos

A mais recente pesquisa PB Agora/Datavox, divulgada em outubro de 2024, revela que o atual…

3 de outubro de 2024

Lucas Ribeiro não descarta recalcular rota e trocar executivo pelo legislativo em 2026: “Tudo é debatível e discutível”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), em entrevista nesta quinta-feira (03), respondendo a um…

3 de outubro de 2024

Candidato a prefeito de Manaíra desiste de disputar eleições a três dias do pleito

A três dias da eleições municipais, o portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas),…

3 de outubro de 2024

Paraíba e mais 22 estados receberão visita de observadores nacionais nas eleições municipais

As eleições municipais de domingo (6) serão acompanhadas por cinco missões de observadores nacionais. A…

3 de outubro de 2024

Pesquisa do Procon-JP aponta litro da gasolina por R$ 5,88 na Capital; saiba onde

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor encontrou diferença de R$ 0,26 no…

3 de outubro de 2024