A senadora Daniella Ribeiro (PP) manifestou seu interesse em ser relatora do Projeto de Lei 4.717/2020, que visa garantir aos personal trainers o livre acesso a academias de ginástica. O PL, de autoria do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), propõe a introdução de um novo parágrafo na Lei 9.696/1998, que regulamenta a profissão de educação física. A proposta assegura aos profissionais de educação física que prestam serviços personalizados o livre acesso, sem custos adicionais, a unidades de promoção de saúde física, academias e similares, durante o atendimento aos seus alunos matriculados.
Daniella Ribeiro ressaltou a importância dessa medida, declarando: “Reconheço que essa é uma luta válida e que merece o nosso empenho. De min, no Senado Federal, vocês podem esperar determinação e esforço, junto aos meus colegas, para a aprovação desse importante projeto. Contem comigo, essa luta também passa a ser minha”.
Na justificativa do projeto, o senador Kajuru destacou que muitas academias têm imposto restrições ou custos adicionais aos personal trainers que não fazem parte do quadro regular de professores ou que não estão credenciados pela academia. Segundo ele, essas práticas são baseadas em acordos implícitos ou explícitos de repasse de percentuais arrecadados, o que impede ou onera indevidamente tanto os alunos quanto os profissionais que desejam acompanhar seus alunos durante os treinos.
A proposta ainda será discutida no Senado, onde Daniella espera contribuir ativamente como relatora, buscando apoio de seus colegas parlamentares para a aprovação da medida.
PB Agora