A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), volta a realizar as Olimpíadas Escolares do Município, que irão acontecer de 12 a 30 de setembro. Mais de dois mil alunos de 49 escolas da Rede Municipal de Ensino devem participar dos jogos. A abertura será nesta segunda-feira (12), às 15h, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho.
Os jogos são organizados pela equipe da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise). “O retorno desses jogos foi um compromisso de campanha do prefeito Cícero Lucena. Foram 10 anos sem esse maravilhoso evento de congraçamento em relação ao processo educacional utilizando o esporte como ferramenta da educação física para o lazer e construção de um cidadão de bem”, disse o diretor da Defise, Theodan Stephenson.
Serão oito modalidades esportivas: atletismo, judô, natação, bocha paralímpica, handebol, vôlei, futsal e basquete. A Olimpíada também é uma porta de descoberta de talentos esportivos existentes nas escolas, além de promover o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes.
Locais de competição – As provas de atletismo irão acontecer na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados; judô e bocha paralímpica serão no ginásio poliesportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; e natação na piscina do CAM.
Já os esportes coletivos irão acontecer no ginásio das próprias unidades de ensino e no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira.
Abertura – As escolas participantes deverão desfilar para comissão de honra atentando para o tema: ‘João Pessoa, a cidade que cuida através da Educação e Esporte’. Serão premiadas as três escolas que realizarem o melhor desfile em organização, disciplina, observância ao contexto temático, criatividade e pontualidade.
Fundamental I e EJA – Para os alunos dos anos iniciais será feito um evento denominado ‘Kids Games’, com alunos com idade de até 10 anos. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), será adotado apenas a modalidade de futsal masculino e feminino.
Da Redação com assessoria