O Tribunal determinou redistribuição de vagas no Congresso Nacional com base na população atual
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria em decisão histórica, determinando que o Congresso Nacional recalcule o número de deputados a que cada estado tem direito, levando em consideração a proporção da população atual. A redistribuição deverá ser concluída até junho de 2025. Com essa medida, a Paraíba perderá duas vagas na bancada parlamentar, passando de 12 para 10 deputados federais.
O relator do caso, ministro Luiz Fux, teve seu voto seguido por Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. O julgamento está sendo realizado no plenário virtual e tem previsão para encerrar nesta sexta-feira (25).
Caso o Congresso não cumpra a determinação do STF, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizar a redistribuição de vagas. Vale ressaltar que essa decisão abrange não apenas os deputados federais, mas também os estaduais e distritais, sendo válida para a legislatura que se iniciará em 2027.
A definição do número de parlamentares deverá ser baseada nos dados demográficos do Censo 2022, observando-se o piso e o teto constitucional, além do número total de parlamentares previstos na legislação, que é de 513 deputados federais. Atualmente, na Câmara dos Deputados, o mínimo é de 8 parlamentares por estado e o máximo é de 70.
PB Agora
com informações do G1
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…