A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Deep fake: TRE-PB reabre processo de uso de IA em campanha eleitoral de Araruna

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (19), o retorno de um processo ao primeiro grau de jurisdição, envolvendo o uso de inteligência artificial em um vídeo fake contra um candidato a prefeito de Araruna, município do Brejo paraibano. Alan dos Santos Pontes teria produzido uma montagem que denigre a imagem de Benjamin Maranhão, candidato do MDB, apresentando-o como intolerante religioso contra praticantes de religiões de matriz africana.

A denúncia, feita pelo MDB de Araruna, foi inicialmente rejeitada pelo juízo da 20ª Zona Eleitoral, sob o argumento de ausência do endereço do vídeo na internet. Contudo, ao analisar o recurso, o relator do caso, juiz Roberto D’horn, apontou indícios de propaganda eleitoral antecipada negativa e considerou que a falta do endereço do vídeo não justificaria a rejeição da denúncia em primeira instância.

Com essa decisão, o processo será reaberto e retornará à 20ª Zona Eleitoral, onde passará por nova análise e coleta de provas. “Voto pelo provimento do recurso para anular a sentença e determinar o retorno dos autos na origem para que a ação seja regularmente processada e instruída no primeiro grau de jurisdição”, declarou o juiz.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe