Uma pesquisa divulgada na semana passada referente a nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), onde mostrou que as mulheres paraibanas são maioria quando o assunto é a liderança domiciliar no estado. Segundo esses dados, são 683 mil lares chefiados por mulheres. Questionada a respeito dessa pesquisa, a deputada estadual Cida Ramos (PT), comentou que acha que isso demonstra uma realidade que precisa ser melhor observada pelo Poder Público ao traçar políticas, ações, programas e serviços.
“Essas mulheres enfrentam tripla, quádrupla jornada de trabalho e precisam de serviços postos à sua disposição para ajudá-las a enfrentar um dia a dia muito duro. Cozinhas comunitárias, lavanderias comunitárias, transporte público de qualidade, creches nos bairros, posto de saúde que funcione são essenciais”, disse Cida.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontou as características gerais dos domicílios e seus moradores no Brasil. A pesquisa demonstrou que hoje, na Paraíba, as mulheres são arrimo de família em pouco mais da metade dos lares. Esse resultado indica mudanças na composição das residências paraibanas ao longo da última década, já que, em 2012, as mulheres eram responsáveis por 396 mil moradias. À época, os homens chefiavam 64,83% dos domicílios paraibanos, percentual 0,55% maior que o índice nacional de 2012.
Veja mais detalhes clicando aqui!
Da Redação